27 de agosto de 2025
Em fórum na Câmara, deputado federal recebe demandas de segurança pública
Encontro presidido por Trevisan Jr. destacou falta de percepção de segurança nos municípios, apesar dos índices oficiais serem positivos
A primeira reunião deste ano do "Fórum Permanente de Segurança Pública" foi realizada na manhã desta quarta-feira (27), no plenário da Câmara, por iniciativa do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL). Demandas das corporações policiais do município foram encaminhadas ao deputado federal Paulo Bilynskyj (PL), presidente da Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados, com o objetivo de conseguir emendas para a implantação de melhorias.
O encontro teve como objetivo debater os desafios contemporâneos da segurança pública e propor soluções legislativas e administrativas, principalmente em Piracicaba. Fizeram parte da mesa, além do vereador Trevisan Jr. e do deputado Paulo Bilynskyj, o delegado da UPJ (Unidade de Polícia Judiciária), José Donizeti de Melo; o comandante do 10º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior), tenente-coronel PM Ademar Gregolin Jr.; a delegada de Polícia, Eliana Carmona, representando a Delegacia Seccional de Piracicaba; o comandante da GCM (Guarda Civil Municipal), subinspetor Marcos Rodrigues; o delegado do Deinter 9 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), Carlos Eduardo Silveira Martins; e o vereador André Bandeira (PSDB).
DEMANDAS OFICIALIZADAS - Uma das demandas trata da regularização de um prédio da Polícia Federal, no bairro Nova Piracicaba, atualmente desocupado. Trevisan solicita que o deputado interceda para que o imóvel seja destinado à PF. “A destinação deste imóvel representa não apenas a solução imediata para a carência de instalações adequadas, mas também um investimento direto na segurança e no desenvolvimento regional, evitando gastos vultosos com novas construções ou locações”, afirmou o vereador.
Também foram solicitadas, por meio de emenda, a aquisição de 100 computadores para a Polícia Civil e de 10 fuzis calibre 5,56 mm para a GCM. As demandas foram levantadas pelas corporações e encaminhadas ao deputado por Trevisan Jr.
Já a solicitação de um prédio próprio para o Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) foi feita diretamente ao deputado pelo comandante do 10º BPMI, Ademar Gregolin Jr. A GCM também solicitou a implantação de estande virtual para Piracicaba, pedido que já foi atendido pelo deputado. O estande é um simulador de tiros que permite reproduzir diversas situações de enfrentamento à criminalidade.
O deputado explicou que é necessário visitar os municípios para conhecer as demandas. “Temos um país continental, com diferenças em termos de necessidade de segurança pública. É importante conversar e ouvir sobre a realidade de Piracicaba, receber os ofícios com as demandas, porque cada local é diferente e as necessidades são outras”, afirmou o parlamentar. Além de receber as solicitações, o deputado respondeu questionamentos e tratou de outros temas.
SENSAÇÃO DE SEGURANÇA - Um dos temas debatidos foi a falta de sensação de segurança em Piracicaba, apesar de os índices oficiais apresentarem estatísticas positivas. “Estamos fechando agosto com um homicídio, dois roubos e 50 furtos de veículos, mas não conseguimos alcançar a percepção de segurança da população, o que é bem mais difícil. Com base nos indicadores, Piracicaba é uma das cidades mais seguras”, afirmou comandante Gregolin.
Paulo Bilynskyj destacou que a sensação de segurança é composta por diversos fatores, incluindo o ambiente. “Locais sujos e escuros transmitem a percepção de menos segurança. É preciso que a Prefeitura mantenha as ruas limpas, faça a manutenção necessária, mantenha as calçadas em bom estado, invista em iluminação. Tudo isso proporciona mais sensação de segurança”, disse.
O vereador André Bandeira questionou o deputado sobre a privatização de presídios. “Cada unidade prisional só pode manter presos conforme sua capacidade, mas se não se constroem novos presídios, isso não é possível. A privatização seria uma alternativa?”, questionou.
“Sou a favor de privatizar a estrutura física, não a administração. Uma empreiteira faz a construção e o Estado paga para usar. O restante deve ser mantido sob a estrutura da Polícia Federal. Se houver administração privada, pode haver corrupção”, respondeu Bilynskyj.
DEMAIS DEMANDAS - O deputado afirmou que, ao viajar pelo país, constata que algumas reclamações são recorrentes, como as relativas às audiências de custódia e programas como o Pena Justa, que buscam reduzir a superlotação dos presídios. “Hoje isso é um grande problema: resolveu a superlotação, mas criou outro. Prendem duas, três até quatro vezes a mesma pessoa. Ela fica 24 horas presa, que é o tempo para audiência de custódia, e depois responde em liberdade”, afirmou. Ele acrescentou que os policiais não têm segurança jurídica para exercer seu trabalho.
Outros pontos levantados dizem respeito à falta de estrutura da GCM, às preocupações com a saúde mental dos policiais e à necessidade de investimentos para a Polícia Penal.
Participaram também do fórum a chefe de divisão substituta do Centro de Ressocialização Feminino "Carlos Sidnes de Souza Cantarelli", Elen Lacerda de Oliveira; Paulo Roberto Botão, representando a deputada estadual Profª. Bebel (PT); o presidente do PL Jovem de Piracicaba, Maurício Biagioni; a representante da Comissão de Direito Penal da OAB Piracicaba, Marina Cunha; o delegado Daniel Torre, o secretário do Funseg (Fundo de Segurança de Piracicaba), Sérgio Fortuoso; o chefe de Departamento do Centro de Detenção Provisória "Dr. Nelson Furlan", Maurício Arantes Romero Gonçalves; e o presidente do Hospital dos Fornecedores de Cana, José Coral.
O vereador Trevisan Jr. (PL) agradeceu os presentes e também os encaminhamentos realizados. Ele ainda lamentou a ausência dos demais vereadores no evento.
Confira o fórum na íntegra no vídeo anexo.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
26 de agosto de 2025
26 de agosto de 2025
26 de agosto de 2025
26 de agosto de 2025