26 de agosto de 2025
Moção apela ao Governo do Estado pelo não fechamento do IML de Piracicaba
Propositura de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. foi aprovada na noite desta segunda-feira (25), na 44ª Reunião Ordinária da Câmara
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou na noite desta segunda-feira (25), durante a 44ª Reunião Ordinária, uma moção de apelo ao Governo do Estado "para que não ocorra o fechamento do Instituto Médico Legal (IML) de Piracicaba".
Laércio Trevisan Jr. (PL), autor da moção endereçada ao governador Tarcísio de Freitas e ao secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, cita no documento informações divulgadas recentemente na mídia local, que dão conta de que os serviços de necropsia realizados no prédio do IML de Piracicaba, localizado no Jardim Primavera, teriam que ser provisoriamente transferidos para Americana devido às más condições atuais do local.
"Documentos oficiais do Ministério Público do Trabalho, com base em fiscalizações da Vigilância Sanitária, Saúde do Trabalhador e Zoonoses, apontaram a gravidade das condições estruturais do prédio atual do IML, sugerindo sua interdição", afirma trecho da moção 217/2025.
O parlamentar também menciona que "reformas estruturais são de fato necessárias, mas devem ser planejadas e executadas com responsabilidade técnica, sem que haja paralisação total das atividades essenciais do IML". Ele pondera que "a interrupção dos serviços de necropsia impactaria negativamente a comunidade regional e as instituições que dependem desses serviços médico-legais".
Laércio Trevisan ainda destaca que o Município já se manifestou publicamente, oferecendo um prédio municipal para abrigar o IML, "demonstrando disposição para colaborar com o Estado na busca por uma solução imediata".
Assim, ele apela para que as autoridades estaduais reavaliem a decisão de transferência dos serviços de necropsia para Americana, considerando os impactos sociais, logísticos e institucionais para Piracicaba e região; que priorizem a reforma ou relocalização imediata do IML em Piracicaba, com apoio técnico e financeiro do Estado, garantindo a continuidade dos serviços médico-legais essenciais à população; e que estabeleçam diálogo com o governo municipal, aproveitando a oferta de uma estrutura alternativa para viabilizar a retomada plena das atividades do IML no município, assegurando à população regional acesso digno e eficiente aos serviços médico-legais.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
27 de agosto de 2025
26 de agosto de 2025
26 de agosto de 2025
26 de agosto de 2025