PIRACICABA, DOMINGO, 18 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

20 DE JANEIRO DE 2014

Universo Dentro de Mim é a exposição em cartaz na Câmara


Hall do prédio anexo, na rua São José, abriga a mostra até 7 de fevereiro.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Dalva e Clarissa: intenção é instigar espectador e provocar interação

Dalva e Clarissa: intenção é instigar espectador e provocar interação
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Mostra pode ser vista de segunda a sexta, com entrada gratuita

Mostra pode ser vista de segunda a sexta, com entrada gratuita
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Artista de Natal, Clarissa traz influências do universo circense para as obras

Artista de Natal, Clarissa traz influências do universo circense para as obras
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Por meio de suas obras, Dalva busca o diálogo com o público

Por meio de suas obras, Dalva busca o diálogo com o público
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Dalva e Clarissa: intenção é instigar espectador e provocar interação



As artistas plásticas Dalva Saglietti e Clarissa Torres abrem o calendário de exposições da Câmara de Vereadores de Piracicaba em 2014 com a mostra Universo Dentro de Mim. As 21 obras visam despertar no público a espiritualidade, fé, força e reflexão interior. As visitas seguem até 7 de fevereiro.

Dalva e Clarissa se conheceram em 2009, quando iniciaram a pós-graduação em artes na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Após a conclusão do curso, os três mil quilômetros de distância entre Natal e Piracicaba não foram empecilhos para o distanciamento.

Esta é a terceira mostra juntas: a primeira – Universo Feminino – ocorreu no ateliê de Dalva, na rua Tiradentes, 408, Centro, no mês de fevereiro. Depois disso, a exposição seguiu para o Centro Cultural Martha Watts, em agosto. “Nossas ideias são muitos próximas”, diz Dalva.

Muitas das obras de Dalva possuem a chave como elemento. As dez telas de sua autoria, em acrílica aguada, utilizam técnicas mistas e contam com madeira, vidro, papel e outros materiais alternativos como suporte. “A chave representa a abertura de inúmeras possibilidades”, explica, ao acreditar que a arte possibilita o diálogo com o público. “Como artista, protagonista da história, minha intenção é que as pessoas também façam as suas obras mediante as minhas obras”, destaca.

Com três décadas de atuação nas artes, Dalva teve produções de sua autoria selecionadas no Salão de Belas Artes e já expôs no Sesc Piracicaba, São Carlos, Americana, Brotas, São Paulo e Campinas. Ela também é docente na Escola Estadual Francisca Elisa da Silva.

Clarissa possui licenciatura em artes plásticas e em publicidade na sua cidade de origem. Atuou por alguns anos na área de educação, mas foi somente na especialização em Campinas que se descobriu como artista, incentivada pela professora e artista plástica Marta Strambi. Sua primeira exposição ocorreu em setembro de 2010 e, desde então, dedica-se exclusivamente à produção de suas pinturas, em acrílica sobre tela.

Desde agosto do ano passado, Clarissa tem pesquisado os ditados populares, a partir da obra do folclorista Câmara Cascudo. É o resultado desse trabalho que deu origem às 10 obras que ela trouxe para o hall do prédio anexo da Câmara. Aliado a esse processo, há uma leve influência do universo circense, tema que explorou no início de sua produção. “Minhas obras tem delírio, circo, o caos. Tudo isso encontramos em nosso interior”, diz, ao lembrar que sua intenção é botar o “dedo na ferida” do espectador.

Das 21 peças, apenas uma foi produzida em conjunto pelas artistas. Trata-se da instalação que surgiu com o objetivo de provocar o público, que pode expressar suas indagações, incômodos e reflexões. “O que impede você de abrir o seu universo?”, deixaram expressadas Dalva e Clarissa. “A chave é sua. Faça seu pedido e abra seu universo”, completaram, na obra. As declarações podem ser afixadas em fitas coloridas – possibilitando, assim, que outros visitantes as leiam – ou mantidas fechadas.

CALENDÁRIO – A curadoria da exposição é de Fábio Bragança, historiador da Câmara de Vereadores. Ele destaca que a ideia foi inaugurar a agenda de 2014 com obras de caráter reflexivo, que coincidem com o período do ano, em que as pessoas estão mais abertas à provocação. “Ao visitar a mostra, o público poderá descobrir o que está guardado no seu interior e nos apresentar sua visão.”

Segundo Bragança, a agenda de 2014 já está preenchida. O historiador já faz o planejamento para o espaço até o primeiro semestre de 2015. Em funcionamento desde novembro de 2012, o hall recebeu mostras dos fotógrafos da Câmara, Davi Negri e Fabrice Desmonts, exposição paralela ao 40º Salão Internacional de Humor de Piracicaba e montagens alusivas ao calendário oficial de eventos da cidade, como a Revolução Constitucionalista, aniversário de Piracicaba, a história das ex-vereadoras e o Carnaval. Houve também mostras individuais de Carlos ABC, Lílian Françoso, Delfim Sérgio Freire da Rocha e Áurea Amélia Pitta Rocha.

SERVIÇO – Exposição Universo Dentro de Mim, de Dalva Saglietti e Clarrisa Torres. Visitas até 7 de fevereiro, de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h, no hall da Câmara de Vereadores de Piracicaba (rua do Rosário, 833, Centro). Entrada gratuita. Mais informações: (19) 3404-6500.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Exposição

Notícias relacionadas