21 de outubro de 2025
Tribuna Popular: oradora cobra construção de escola em Santana e Santa Olímpia
Elsa Pompermayer Stenico falou sobre a importância de ser colocada no orçamento do próximo ano a verba orçamentária para a construção da unidade
A construção da Escola Municipal Professor Valdemar Correr na região dos bairros Santana e Santa Olímpia foi a reivindicação apresentada pela oradora Elsa Pompermayer Stenico, que usou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Piracicaba durante a 60ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (20). Ela falou sobre a importância de ser colocada no orçamento do próximo ano a verba orçamentária para a construção da unidade.
No discurso, a oradora lembrou que os bairros possuem 133 anos de tradição e contam com a Escola Estadual Dr. Samuel de Castro Neves, com 90 anos de fundação. No entanto, ela acrescentou que a escola não comporta a quantidade de alunos da região e que os estudantes do Ensino Fundamental 1, do segundo ao quinto ano, que são municipalizados, precisam ocupar salas na escola estadual para serem atendidos.
Salientou que, desde a implantação do PEI (Programa Escola Integral) pelo Governo do Estado, em 2018, há um conflito em relação ao espaço. Isso porque os alunos municipalizados não são atendidos pelo programa e precisam usar as salas na escola estadual. No entanto, os alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, do Estado, precisam do espaço físico para o desenvolvimento das atividades do programa, no contraturno escolar.
“Nós temos uma diretora e os professores pagos pelo município, porém, vivendo dentro da escola Dr. Samuel de Castro Neves. Duas salas, duas de manhã e duas à tarde. E o Estado, com o Programa de tempo Integral, ficou sem espaço para fazer tudo o que precisa. Porque precisa de espaço, de salas temáticas, de sala de informática, de anfiteatro”, relatou. “Essas crianças, mesmo municipalizadas, estão totalmente sem estrutura do que a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) dispõe, do que é necessário para que tenham espaço físico”.
A oradora também contou, que há algumas semanas, aconteceu um vendaval que ocasionou prejuízos no prédio da escola. Desde então, os alunos são atendidos em salas emprestadas pela igreja local, sem as condições necessárias para o aprendizado. “Mesmo diante de todas essas adversidades, eles ainda ganharam um prêmio de excelência. Estão em uma sala de catequese, duas salas de manhã, duas à tarde, enfrentando calor e ainda ganharam um prêmio de excelência. Imaginem quando tiverem a escola”, afirmou.
Em aparte, o líder de governo, vereador Josef Borges (PP), informou que, de acordo com o prefeito Helinho Zanatta (PSD), o projeto da escola está aprovado e a licitação deverá ocorrer em modo de emergência. “Então a escola vai sair”, garantiu o parlamentar.
A oradora salientou que a verba para a construção da escola será apresentada através de emenda pela vereadora Rai de Almeida (PT) ao orçamento do município para o ano que vem e solicitou apoio dos demais vereadores para aprovação.
O tema também foi comentado pelo vereador Rafael Boer (PRTB), que lembrou o trabalho dos professores e gestores da escola. “Nós sabemos que não tem a estrutura necessária para aquelas crianças e fico muito feliz com essa notícia do líder do governo”, afirmou.
A vereadora Rai de Almeida também elogiou o discurso da oradora. “Isso reforça a necessidade de nós termos esta emenda aprovada no orçamento que vai ser executado ano que vem, para que, de fato, esta escola seja construída. Não é um luxo, é uma necessidade e um direito das crianças e é um direito humano”, colocou.
Confira, no vídeo, o discurso completo da oradora.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara
NOTÍCIAS RELACIONADAS
21 de outubro de 2025
17 de outubro de 2025
14 de outubro de 2025
10 de outubro de 2025