
18 DE ABRIL DE 2023
Propositura da vereadora Rai da Almeida cobra dados do Executivo
Parlamentar pergunta quantos médicos são especializados no diagnóstico e indicacação de tratamento
A vereadora Rai de Almeida (PT) cobra do Executivo informações sobre atendimento de anemia falciforme. No requerimento 263/2023, aprovado pela Câmara na 20ª reunião ordinária, a parlamentar pergunta quantos médicos da rede municipal de saúde são especializados no diagnóstico e indicacação de tratamento, quantos pacientes da cidade foram diagnosticados do ano de 2022 até o fim de março de 2023 e se existe alguma unidade para atendimento dos casos em Piracicaba.
Nos questionamentos aprovados pela Câmara nesta segunda-feira (17), Rai de Almeida traz dados sobre a doença genética e hereditária, causada por anormalidade de hemoglobina dos glóbulos vermelhos que perdem a forma de disco, ficando enrijecidos e deformados, tornando-os parecidos com uma foice (daí o nome falciforme).
A vereadora cita ainda dados do Ministério da Saúde (MS), de que cerca de 8% da população negra foi diagnosticada com a anemia falciforme. Ela menciona também dados preliminares do último Censo: 40% da população piracicabana se declara de cor preta ou parda (aproximadamente 172 mil pessoas, de um total de 430 mil habitantes). “Sendo assim, aproximadamente 14 mil moradores possuem anemia falciforme”, diz.
O texto do requerimento ainda alerta para o acompanhamento médico adequado para os bebês diagnosticados com a doença, baseado em um programa de atenção integral. “Nesse programa, os pacientes devem ser acompanhados por toda a vida por uma equipe com vários profissionais treinados no tratamento da anemia falciforme para orientar a família e o doente a descobrir rapidamente os sinais de gravidade da doença, a tratar adequadamente as crises e a praticar medidas para sua prevenção”, contextualiza a parlamentar.