PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE OUTUBRO DE 2021

Transparência nas eleições já era discutida na Piracicaba de 1854


A divisão da cidade em distritos, sul e norte, foi colocada à prova, sob a alegação de que haveria confusão; também se procurou evitar o excesso de confecção de cédulas.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Transparência nas eleições já era discutida na Piracicaba de 1854



A discussão sobre a transparência no processo de eleições, frente ao voto impresso, fez com que o STF (Supremo Tribunal Federal) se posicionasse, confirmando a relevância da urna eletrônica, diante de proposta levantada pelo presidente da República do Brasil, Jair Messias Bolsonaro.

Registros históricos da Câmara Municipal de Piracicaba demonstram que a defesa da transparência nas eleições já era tratada nos idos de 1854, época do Império, bem como a importância de economia aos cofres públicos, na confecção das cédulas.

Os registros destes acontecimentos estão inscritos em ata, preservada e sob a guarda do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal de Piracicaba, ligado ao Departamento Administrativo e de Documentação.

A publicação integra a série "Achados do Arquivo", criada pelo setor de Documentação, em parceria com o Departamento de Comunicação Social, com publicações no site da Câmara, todas às sextas-feiras, é uma forma de tornar acessível ao público as informações do acervo da Casa de Leis.

"Endicou o Senhor Ferras que as Camaras Municipais compete repartir o termo em Distritos, e que enconcequencia disso supõem que as Camaras transactas devidirão este Municipio em dois distritos de Sul, e Norte; e que esta divisão lhe parece que nem um bem, ou vantagem tras a este Municipio, pelo contrario condus desvantagem; por quanto em ocasião de Elleições primarias muintos votantes ignorão a que Distrito pertencem, e votão em pessoas de Distrito diferente, e dahi resulta inutilisarem varias Sedulas, e mesmo haverem tantos Empregados na Juisada de Paz, sem necessidade alguma, por tanto hé sua opinião que esta Camara representa ao Excelentissimo Presidente sobre o incoviniente desta divisão pedindo a Supreção destes Distritos, ficando só hum posto em discução passou"

(Ata de 3 de Abril de 1854, Livro de Atas 09 - fl.33)



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583




Achados do Arquivo Documentação

Notícias relacionadas