PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE JUNHO DE 2023

Tradição da cultura caipira, Cururu terá dia no Calendário Oficial


Desafio é acompanhado por viola, feito de rimas e improviso, vencendo o oponente que apresenta mais argumentos sobre o assunto escolhido



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Sílvia Morales lembra que Piracicaba é uma das cidades que compõe o berço das tradições da cultura caipira






A tradição da cultura caipira deverá ganhar uma data própria no Calendário Oficial de Eventos do Município através do “Dia do Cururu”, a ser comemorado, anualmente, no dia 19 de julho. A inclusão da data foi aprovada em primeira discussão através do projeto de lei nº 59/2023, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, na 35ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (19).

Na justificativa do projeto, a parlamentar lembra que Piracicaba é uma das cidades que compõe o berço das tradições da cultura caipira. Segundo o documento, a primeira apresentação ao público ocorreu no ano de 1910, por Cornélio Pires, reconhecido defensor da cultura caipira no interior de São Paulo.

O texto ainda traz que um dos mais famosos representantes do cururu é Antônio Cândido, conhecido popularmente como “Parafuso”, que foi imortalizado por Tião Carreiro & Pardinho na música Negrinho Parafuso. Cândido nasceu em 19 de fevereiro de 1920 em Recreio, distrito de Piracicaba, e faleceu no dia 2 de dezembro de 1973.

De acordo com a justificativa, os artistas que participam do cururu recebem o nome de cururueiros ou centuriões. As apresentações são acompanhadas por instrumentistas que ditam o ritmo e a melodia na viola de 10 ou 12 cordas. A manifestação cultural é encontrada principalmente nas cidades de Conchas, Laranjal, Piracicaba, Porto Feliz, Tietê, Sorocaba e Tatuí. O desafio é acompanhado com viola, feito de rimas e improviso, com provocações e demonstração de conhecimento aos oponentes, vencendo aquele que tem mais argumentos do assunto e na linha escolhida.

“A manifestação cultural e folclórica regional do Cururu, hoje tem pouco espaço nas emissoras, alimentando o desconhecimento de culturas locais, por exemplo, a do desafio do cururu da cidade de Piracicaba, que na atualidade poucas pessoas incentivam para manter essa tradição e promover a renovação de cantores e violeiros”, justificou a parlamentar. “Falta um projeto e programações que promovam a aproximação e a participação da comunidade. Se verifica pouca presença de jovens e crianças, possivelmente por falta incentivo e estímulo à divulgação, o que pode acarretar o desinteresse de novos talentos e prosseguimento da tradição”.

Ela argumentou que a difusão da história do cururu poderia ajudar no renascimento e surgimento de novos talentos e que a produção de novos conhecimentos poderia trazer relevantes ganhos culturais para a cidade. O projeto ainda será votado em segunda discussão. Confira, no vídeo, a declaração de voto da vereadora.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas