06 de fevereiro de 2026

Time de futebol americano "Cane Cutters" é homenageado na Câmara

Moção de aplausos de autoria de Fabrício Polezi, entregue nesta quinta (5), reconhece conquista do Título Paulista de Flag Football Sub-16 pela equipe, em agosto de 2024

O time de futebol americano Cane Cutters, de Piracicaba, foi homenageado na noite desta quinta-feira (5), durante o Primeiro Expediente da 2ª Reunião Ordinária da Câmara, com uma moção de aplausos. A honraria foi aprovada em reconhecimento à conquista do Título Paulista de Flag Football Sub-16 pela equipe, em agosto de 2024. A homenagem foi entregue pelo vereador Fabrício Polezi, autor da moção 180/2024, na presença dos jovens atletas, membros técnicos da equipe e familiares.

“O maior destaque por trás desta conquista foi o fato de a equipe piracicabana estar representada por apenas seis atletas, enquanto as demais equipes tinham de 10 a 15 atletas disponíveis para jogar e serem substituídos. Isso quer dizer que os jovens atletas do Piracicaba Cane Cutters jogaram, sem descanso, todas as partidas, atuando tanto na defesa como no ataque”, traz trecho da honraria.

A moção também salienta que a competição é bastante significativa para a história do time, já que esta foi a primeira em que seus atletas participaram de um jogo ou torneio oficial.

“Mesmo já tendo destacado atletas que inclusive hoje estão na seleção brasileira sub-20 (Edrey Belo), nunca a Academia havia tido a experiência de um jogo oficial. Isso demonstra o excelente trabalho realizado pela academia na figura de seus coaches Wagner Neto e Mauricio Briones, empenhados na formação de novos talentos na faixa de 08 a 15 anos", destaca o documento.

O texto da honraria também aponta que esse triunfo representa um avanço significativo para o desenvolvimento de novos atletas no Cane Cutters, solidificando a equipe como uma força emergente no Flag Football paulista e uma referência na formação de futuros talentos, destacando ainda mais a relevância do município de Piracicaba no cenário nacional.

Após entregar o quadro alusivo à honraria, Fabrício Polezi disse: “É uma equipe que se fundamentou totalmente no poder privado, com pouquíssimo apoio do poder público, e está chegando onde está. Títulos caipiras, títulos estaduais, e de um esporte que vem crescendo muito no país, muito mesmo, a nível mundial. Talvez seja o maior esporte do mundo. Parabéns! Com certeza vocês são o futuro promissor do esporte, do futebol americano de Piracicaba”.

Para o treinador Wagner Neto, a moção “é um reconhecimento ao suor que ninguém vê, às manhãs de treino intenso e à disciplina de jovens que escolheram ser extraordinários”.

Ele acrescentou: “Ser campeão em São Paulo, o estado em que o futebol, o esporte em si, é o mais competitivo do país, não é obra do acaso. Muitos olham o troféu e veem o metal dourado. Eu olho para esse título e vejo a resiliência de todos vocês. Nesta caminhada, enfrentamos gigantes. Tivemos momentos de dúvida, cansaço e lesões. Mas o diferencial desse grupo foi a mentalidade. Eu sempre brinquei com eles que fui eu que os treinei, mas todos sabem que o talento deles é surreal, é individual e muito superior ao meu. Ninguém chega ao topo sozinho”.

Luís Franco, diretor da equipe, também agradeceu à Câmara pela homenagem e ponderou que ela significa que o time está no caminho certo: “Meu muito obrigado aos pais que confiaram o maior bem de vocês a nós. Muito obrigado, garotada. Vocês são sangue novo, vocês são o futuro, os velhos aqui passam e vocês continuam o legado”.

Texto: Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583