03 de novembro de 2025

Servidor da Esalq/USP é homenageado com Título de Cidadão Piracicabano

Solenidade para entrega da homenagem aconteceu nesta sexta-feira (31), por iniciativa do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL).

O servidor público estadual da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura/Universidade de São Paulo) e conselheiro da Afesalq/USP (Associação dos Funcionários da Esalq/USP), Amarildo Natalício da Silva, recebeu o Título de Cidadão Piracicabano durante solenidade realizada nesta sexta-feira (31), no salão nobre da Câmara Municipal, por meio do projeto de decreto legislativo 32/2025, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL).

Compuseram a mesa dos trabalhos, além do vereador autor da homenagem, Trevisan Jr., o prefeito do campus da Esalq/USP, Luciano Mendes; o primeiro sargento do Corpo de Bombeiros de Piracicaba, Rangel Vendimiatti, representando o comandante dos postos de Piracicaba, Lucas Giovanetti Sendin; representando a Afesalq/USP, Antônio Norberto Stabelin; e o professor doutor aposentado do Departamento de Entomologia da Esalq/USP, Luiz Carlos Marchini.

O prefeito do campus da Esalq/USP, Luciano Mendes, fez uso da palavra e enalteceu a trajetória de Amarildo, conhecido carinhosamente pelo apelido “Lambari”. “Fico muito feliz de estar aqui hoje, pela homenagem ao "Lambari" com o título de Cidadão Piracicabano”, afirmou, relatando que, no passado, houve um incêndio no campus e Amarildo e sua equipe trabalharam incessantemente por dias, inclusive de madrugada, até o fogo cessar. “Agradeço a dedicação que o Amarildo tem pelo campus e pela universidade. É um título merecido”, concluiu.

Trevisan Jr. também destacou a trajetória de Amarildo, que atua há 39 anos no campus da Esalq/USP. “Como é difícil ter profissionais comprometidos hoje em dia. E eu conheço o Amarildo pessoalmente. Nós temos histórias para contar. Hoje aqui é uma história de vida, a história do Amarildo, conhecido por "Lambari", uma história alegre para todos nós que estamos aqui, prestigiando esse momento de alegria dele, da família dele, dos amigos dele”, afirmou, acrescentando que Amarildo faz jus ao título de Cidadão Piracicabano pelo trabalho exemplar como servidor público em sua área de atuação.

Após as falas, foi exibido um vídeo com depoimentos de amigos e familiares. Em seguida, Amarildo recebeu o Título de Cidadão Piracicabano e fez uso da palavra. Ele agradeceu ao vereador Trevisan Jr. e à Câmara de Vereadores de Piracicaba, destacando a amizade com Trevisan desde 1986, quando ingressou na Esalq/USP. Agradeceu também a presença das demais autoridades, amigos e familiares. Recordou sua trajetória em Piracicaba e na Esalq/USP. “Recebo este título com o coração cheio de gratidão. Nunca imaginei viver um momento como este”, afirmou.

HISTÓRICO — Amarildo Natalício da Silva é natural de Lages (SC), filho de Palmira da Silva e Manoel Antonio da Silva. É o mais novo entre os homens de uma família composta por 12 irmãos. É casado com Márcia da Silva e pai de Isabella Maires da Silva.

Em março de 1983, com 20 anos, Amarildo partiu sozinho de ônibus para Piracicaba (SP) em busca de novas oportunidades e de um futuro melhor. Três anos depois, em 12 de maio de 1986, iniciou sua trajetória como servidor público na Esalq/USP, onde permanece até hoje.

Ao longo de quase quatro décadas de dedicação à instituição, Amarildo exerce a função de eletricista de alta e baixa tensão, além de atuar como motorista e operador de munk, funções nas quais se destaca pela excelência técnica, responsabilidade e compromisso com o serviço público.

Amarildo também atuou no resgate de um soldado do Exército Brasileiro (RJ) preso em árvores durante exercício militar no campus; recebeu menção oficial do prefeito do Campus Luiz de Queiroz por sua dedicação em situações críticas; integrou a equipe de resposta a incêndios no campus; foi membro do Conselho de Licitações de Veículos Públicos da Estação de Compras de Veículos; participou da reconstrução elétrica no campus de Pirassununga; colaborou na recuperação da rede elétrica após tempestades severas; atuou na implantação e reativação do Polo USP Jaú, executando parte da estrutura elétrica para o funcionamento da unidade; participou da recepção aos imperadores Akihito e Michiko durante as celebrações dos 90 anos da imigração japonesa no Brasil; na palestra “Gerações e Pluralidade”, compartilhou sua trajetória como servidor público; ministrou capacitações práticas para servidores da USP sobre a operação segura do caminhão munk; e colaborou no transporte de materiais para a construção do jardim da sede da reitoria.

 

 

 

 

Texto: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS