31 de outubro de 2025

Câmara aprova projetos que denominam vias públicas e estradas municipais

Vias de bairros e zonas rurais recebem nomes de pessoas com legado comunitário

Durante a 62ª Reunião Ordinária, realizada nesta quinta-feira (30), os vereadores aprovaram em segunda discussão cinco projetos de lei que denominam vias públicas e estradas municipais em diferentes regiões de Piracicaba. As proposituras, de autoria de diferentes parlamentares, homenageiam cidadãos que marcaram a história do município por suas trajetórias e contribuições à comunidade.

O projeto de lei 184/2025, de autoria do vereador Renan Paes (PL), denomina de “Suzana de Toledo Desiderio” a Estrada Municipal PIR 030/260, estrada 12, localizada no distrito de Ibitiruna. "Suzana viveu grande parte da vida na zona rural, enfrentou a perda gradual da visão causada por retinose pigmentar, permanecendo nas terras herdadas dos pais até seu falecimento aos 87 anos, sendo lembrada como uma mulher simples e batalhadora cuja história se confunde com a da comunidade onde viveu. O texto foi aprovado com nova redação", afirma a propositura.

Também de autoria de Renan Paes, o projeto de lei 208/2025 dá o nome de “Investigador Felipe de Lima Lara” a uma via pública do Loteamento Jardim Terramérica TA I, no bairro Taquaral. A homenagem, de acordo com a proposta apresentada pelo vereador, reconhece o trabalho do investigador, falecido em serviço, e sua dedicação à segurança pública do município.

De autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), o projeto de lei 271/2025 denomina de “Nelson Coratito” uma via pública localizada no Loteamento Residencial Canaã, no bairro Campestre. "Nelson foi uma pessoa íntegra, idônea e um cidadão prestante que fez história na cidade de Piracicaba, sempre sendo um profissional exemplar", afirma o texto da propositura, que também foi aprovada com nova redação.

Apresentado pelo vereador Fábio Silva (Republicanos), o projeto de lei 288/2025, que dá o nome de “Mariana Canceliero Valentini” a uma via pública do Loteamento Residencial Uninorte, no bairro Uninorte, foi aprovado em plenário. De acordo com o projeto, "Mariane foi símbolo de gratidão, respeito e a denominação é o reconhecimento a uma trajetória que honra a memória de uma mulher que fez da sua vida, um instrumento de fé e caridade".

Por fim, o projeto de lei 292/2025, de autoria do vereador Josef Borges (PP), denomina de “Encarnacion Garcia Olaya” a Estrada Municipal PIR 020/290, localizada na região rural conhecida como Pau Preto. "Dona Encarnacion, fez história as pessoas próximas por sua bondade e amizade, fazendo isso permanecer vivo na memória de seus familiares e vizinhos", afirma o texto da proposta.

 

Texto: Ester Carolina Geronimo Messias
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

NOTÍCIAS RELACIONADAS