PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 7 DE MAIO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE OUTUBRO DE 2013

'Santa Teresinha é a capital de Piracicaba', diz Longatto


Vereador prestou homenagem a cinco moradores na noite desta terça-feira, quando distrito completou 190 anos



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Antonia Bessi Tozzi e o vereador Longatto

Antonia Bessi Tozzi e o vereador Longatto
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Zaíra Carregari entre Longatto e Dirceu

Zaíra Carregari entre Longatto e Dirceu
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Família Giusti foi homenageada por meio de patriarca Denival

Família Giusti foi homenageada por meio de patriarca Denival
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Dirceu e Longatto concedem homenagem a Ercília Zem

Dirceu e Longatto concedem homenagem a Ercília Zem
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Homenageados fizeram a história do bairro, destacou vereador

Homenageados fizeram a história do bairro, destacou vereador
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (6 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Familiares e moradores de distrito prestigiaram solenidade

Familiares e moradores de distrito prestigiaram solenidade
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (7 de 7) Salvar imagem em alta resolução

Familiares e moradores de distrito prestigiaram solenidade

Familiares e moradores de distrito prestigiaram solenidade
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Homenageados fizeram a história do bairro, destacou vereador



Ao homenagear cinco famílias tradicionais de Santa Teresinha, o vereador José Aparecido Longatto (PSDB) não hesitou em declarar que o distrito com 190 anos de fundação é a “capital de Piracicaba”. Nascido em Rio das Pedras e radicado na região desde 1958, o parlamentar promoveu sessão solene na noite desta terça-feira, 1º de outubro, na Câmara de Vereadores.

“Santa Teresinha possui 36 industrias e é a responsável por 30% do orçamento de Piracicaba. Não é apenas um bairro, é um lugar bom para se viver, onde temos nossas raízes. Com mais de 120 mil habitantes, podemos chamá-la de capital de Piracicaba”, disse Longatto.

Receberam as homenagens Denidal Giusti, conhecido como Seo Vale, o morador mais antigo nascido no distrito, com 92 anos; Alcides Melloto, de 88 anos; Antonia Bessi Tozzi, de 86 anos, Ercília Zem, de 76 anos; e  Zaíra Garbim Carregari, uma das fundadoras da capela Nossa Senhora de Lourdes no bairro Vale do Sol.

Longatto é autor da lei 5.743/2006, que institui as comemorações do aniversário de Santa Teresinha no calendário oficial do município. Em parceria com Elaine Lemos de Lima, ele finaliza o livro Memórias de um Povo, com previsão de lançamento no próximo ano. A obra resgata a história das famílias homenageadas e traz outras curiosidades de moradores e fatos antigos.

O vereador apelou para as memórias da infância para descrever o crescimento do bairro. Citou as parteiras, as lavadoras de roupas no rio Corumbataí, a água extraída do poço, a lamparina à querosene, o futebol no “rapadão” de terra, as charretes e a vida difícil no campo. Ao referir-se aos homenageados, Longatto disse: “vocês são a relíquia mais sagrada que Santa Teresinha possui”.

O secretário municipal de Administração, Luiz Antonio Balaminut, representou o prefeito Gabriel Ferrato. Ele citou as recentes estatísticas da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), que colocam Piracicaba entre as cinco melhores cidades do país em eficiência de gestão pública. “Uma cidade é feita de pessoas, mas também de uma visão positiva do futuro. E trabalhamos por uma cidade mais justa, igual e fraterna.”

Acompanharam a solenidade o vereador Dirceu Alves da Silva (PPS); a  coordenadora do projeto Lazer no Parque, Denise Schiavinato; o pastor Valdemir Serigatti, da Igreja Agnus; o diácono Luiz Venturini; e o presidente da Oecco (Organização Ecológica Cultural Corumbataí), Antonio Cezário Longatto.

Para abrir e fechar a solenidade, o vereador convidou a dupla sertaneja Pedro e Pedrinho, que mora na região, e executou as músicas Moreninha Linda, de Tonico e Tinoco, e Franguinho na Panela, de Craveiro e Cravinho.

HISTÓRIA – Segundo o Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), a fundação do bairro ocorreu em 1823, inicialmente como Corumbatahy, conhecido à época também como Guamium.

A atual denominação surgiu em 1927, quando também foi lançada a pedra fundamental da igreja matriz. A oficialização, no entanto, só aconteceu quatro anos depois, em 6 de março de 1935.

Com seu desenvolvimento populacional impulsionado pela instalação de uma usina de açúcar e de várias empresas do ramo papeleiro, alimentício e frigorífico, Santa Teresinha tornou-se distrito em 20 de fevereiro de 1922, por meio da lei municipal 8092.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Homenagem José Longatto

Notícias relacionadas