PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE AGOSTO DE 2020

Saiba como será composto o Conselho de Proteção e Defesa dos Animais


Emenda aprovada junto com o projeto de lei ampliou número de membros a fim de garantir a participação plural dos segmentos ligados à causa animal.



EM PIRACICABA (SP)  

Projeto de lei foi aprovado em reunião extraordinária nesta quinta-feira

Projeto de lei foi aprovado em reunião extraordinária nesta quinta-feira

Sugestões de Marcos Abdala foram acrescidas ao texto aprovado

Sugestões de Marcos Abdala foram acrescidas ao texto aprovado
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Sugestões de Trevisan foram acrescidas ao texto aprovado

Sugestões de Trevisan foram acrescidas ao texto aprovado
Salvar imagem em alta resolução

Projeto de lei foi aprovado em reunião extraordinária nesta quinta-feira






Constituído de forma paritária por representantes do Poder Público e da sociedade civil com o objetivo de auxiliar o Poder Público na implantação de políticas públicas, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Copet) teve sua criação aprovada pela Câmara de Vereadores de Piracicaba em reuniões extraordinárias realizadas na noite desta quinta-feira (13).

projeto de lei 9/2020, de autoria do Executivo, previa originalmente 18 pessoas no Copet. Porém, o número de cadeiras foi ampliado para 32, por iniciativa dos vereadores Marcos Abdala (REP) e Laércio Trevisan Jr. (PL), para garantir a participação plural dos segmentos ligados à causa animal. O conselho terá caráter consultivo, ficará vinculado administrativamente à Secretaria Municipal de Saúde e deverá se reunir pelo menos uma vez por mês. Seus membros não serão remunerados.

Abdala e Trevisan destacaram a aprovação da emenda 4 ao projeto de lei, já que ela juntou sugestões que estavam em emendas anteriores (de números 2 e 3) que ambos haviam apresentado separadamente, acrescida, ainda, de mensagem modificativa enviada pelo Executivo.

"Com a aprovação dessa emenda, colocamos vaga para quatro cuidadores independentes terem assento no conselho, além de abrir espaço para o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil", ressaltou Abdala. "Agradeço por se chegar a esse consenso nas emendas. Quem ganha com isso são a sociedade e a proteção aos animais. É importante a criação desse conselho", completou Trevisan.

Cada membro exercerá mandato por dois anos, permitida uma única recondução. Dos 16 que representarão o Poder Público, dois virão da Câmara, dois da Guarda Civil Municipal, um da Polícia Civil e um do Corpo de Bombeiros, além de duas pessoas de cada uma das seguintes secretarias municipais: Defesa do Meio Ambiente, Saúde, Educação, Agricultura e Abastecimento e Assistência e Desenvolvimento Social.

Já entre os 16 representantes da sociedade civil, serão sete indicados por organizações não-governamentais ou entidades sem fins lucrativos voltadas aos direitos e à defesa dos animais (podendo ser pessoas que não pertençam ao quadro de associados) e quatro protetores independentes, além de dois representantes da Amvepre, dois da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e um de curso de graduação em medicina veterinária ou equivalente, indicado por instituição de ensino superior.

Caberá ao Copet propor e discutir ações de defesa de animais feridos ou abandonados e programas de sensibilização da população e de estímulo à adoção de bichos de estimação ou domésticos e de divulgação da guarda responsável. As responsabilidades incluem a colaboração na criação de políticas de proteção dos animais e de seus habitats e o incentivo à preservação das espécies da fauna silvestre e à manutenção dos seus ecossistemas, principalmente de proteção ambiental.

O conselho também deverá fiscalizar e acompanhar as ações executadas pelos órgãos da administração direta ou indireta que tenham incidência em programas de proteção e defesa dos animais, colaborar com planos e programas de controle das diversas zoonoses e propor alterações na legislação vigente para aprimorá-la e garantir maior efetividade no respeito aos direitos dos animais, evitando-se a crueldade e resguardando suas características próprias.

"Nos dias atuais, dada a relevância do tema, dada a preocupação com a saúde animal e com o aumento e a melhoria das ações públicas e dada a grande quantidade de animais que passaram a conviver no âmbito doméstico, o tema da proteção e defesa dos animais tem se tornado cada vez mais relevante para a administração pública e para os moradores das cidades, sendo imprescindível para a evolução das ações públicas compartilhar com a sociedade civil a discussão acerca das ações que são prioritárias e emergenciais nessa área", afirma o prefeito Barjas Negri (PSDB) na justificativa do projeto de lei aprovado.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Laércio Trevisan Jr Marcos Abdala

Notícias relacionadas