PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE SETEMBRO DE 2023

Reunião reforça apoios à 32ª Semana Cultural na Esalq


Evento com as ações artísticas e culturais implementadas em todos os campi da USP acontece entre 24 e 28 de setembro



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


Foi realizada nesta segunda-feira (4) reunião que serviu para o alinhamento do apoio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) à realização da 32ª Semana Cultural, na Esalq, que acontece entre 24 e 28 de setembro.

O evento anual, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU), tem caráter aglutinador das ações artísticas e culturais implementadas em todos os campi da USP (Universidade de São Paulo). Neste ano, a realização da Semana Cultural é da Esalq (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"), por meio da Comissão e Serviço de Cultura e Extensão Universitária (CCEx e SVCEx).

O mandato coletivo A Cidade é Sua, da vereadora Silvia Morales (PV), está colaborando na articulação da Semana Cultural, que, entre outras atividades, contará com a Feira de Artesanato Arte Delas – Feira Criativa, atualmente vinculada a um projeto de extensão de apoio ao empreendedorismo feminino e à geração de renda, sob orientação da professora doutora Heliani Berlato (Projeto ODS/PRCEU). Heliani é professora do curso de economia, administração e sociologia e coordenadora-adjunta de administração geral da USP.

Além da Feira Arte Delas, a programação da Semana Cultural pretende oferecer apresentações musicais e artísticas, a abertura do Museu Luiz de Queiroz e um piquenique comunitário no gramado, entre outras atrações.

Além do assessor de projetos da Secretaria Municipal da Ação Cultural, Maurici Scarpari, representando o titular da pasta, Carlos Beltrame, participaram da reunião o professor doutor Iran José Oliveira da Silva, presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Esalq; Márcia Guidi Ganzella e Denise Nogueira, da produção de eventos e cultura da SVCEx; e o representante do mandato coletivo A Cidade é Sua, Pablo Carajol.

O grupo conversou com Maurici sobre a importância de aproximar as atividades e os espaços da universidade às políticas públicas e aos projetos que podem ser estendidos por meio dessa parceria, a fim de beneficiar a sociedade e a comunidade acadêmica. "Há inúmeros projetos bons, já recebidos por parte da Semac, mas que necessitam de espaços adequados para se apresentarem e serem desenvolvidos. Portanto, a parceria entre a Esalq e a Semac é muito bem-vinda", comentou Maurici.

Para Iran e Márcia, "a universidade busca construir um processo de apresentação do campus como espaço de convívio, de cidadania, que possa ser permeado pela cultura, agregador tanto para a sociedade como para alunos, funcionários e comunidade acadêmica".

Para a vereadora Silvia Morales, "o fortalecimento e a organização da sociedade por meio de projetos como esse, da Feira Arte Delas, criam condições de reconhecimento e de valorização do trabalho desenvolvido pelas artesãs, que com oportunidades como essa conseguem inserir seus materiais e sua arte e fazer parte da própria história, como sujeitas de direitos que se afirmam na sociedade".



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Cultura Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas