13 de agosto de 2025
Reunião ordinária desta quinta-feira conta 57 proposituras em pauta
Entre os requerimentos propostos, sete são relativos à solicitações de informações ao Executivo sobre demandas da saúde, libras na administração e infraestrutura
A Câmara Municipal de Piracicaba realiza, na noite desta quinta-feira (14), a sua 41ª Reunião Ordinária de 2025, que traz em sua pauta 57 proposituras. Deste total, 14 são requerimentos, dos quais sete estão relacionados à infraestrutura de postos de saúde, aos serviços de saúde do município, à acessibilidade em libras na administração municipal, entre outros temas.
O requerimento 784/2025, relativo à acessibilidade em libras, solicita informações sobre a existência de cargos, número de vagas e lotação de profissionais intérpretes de libras e instrutores de surdos na administração municipal.
Já o requerimento 785/2025 questiona sobre o atendimento médico especializado em endocrinologia no município. O requerimento 786/2025 solicita informações sobre questões técnicas relacionadas à interdição da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro IAA I. Ainda em relação à saúde, o requerimento 787/2025 aborda o atendimento à população e também sobre o espaço físico delimitado na farmácia anexa à UPA do bairro Piracicamirim.
No requerimento 791/2025, o questionamento é sobre barulho intenso e perturbação do sossego ocasionado por empresa de transporte rodoviário, no bairro Dois Córregos. O contrato de revisões obrigatórias da frota de veículos novos do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) é questionado por meio do requerimento 792/2025. Por fim, o requerimento 794/2025 solicita informações sobre ações de combate à intolerância religiosa.
Os demais requerimentos são relativos à entrega de votos de congratulações.
OUTRAS PROPOSITURAS - Ainda em discussão única, 31 moções serão deliberadas, sendo 30 de aplausos e uma de repúdio. Os vereadores devem ainda analisar quatro projetos de decreto legislativo para a outorga de Títulos de Cidadão Piracicabano e Piracicabanus Praeclarus.
A Pauta da ordem do dia 41ª Reunião Ordinária traz ainda, em primeira discussão, o Projeto de Lei Nº 105/2025, que dispõe sobre a criação da Campanha de fortalecimento da saúde mental e do enfrentamento à violência psicológica entre mulheres (Wollying). De acordo com a justificativa do projeto, o Wollying caracteriza-se pela repetição de comportamentos abusivos, praticados contra uma mulher, com a finalidade de isolar, humilhar, desacreditar ou desestabilizar emocionalmente a vítima. Mais sete projetos de lei, relativos à denominações, estão na pauta da reunião.
TRIBUNA POPULAR - A tribuna popular da 41ª Reunião Ordinária deve receber o orador Cláudio José de Oliveira Campos, que abordará o Memorial às vítimas do Ed. Luiz de Queiroz (Comurba) e a instituição da “Semana em Memória das Vítimas”.
Em seguida, será realizada a entrega de moção de aplausos ao Grupo Nariz de Plantão, que neste ano de 2025 completa 10 anos de história.
As reuniões ordinárias da Câmara acontecem às segundas e quintas-feiras, a partir das 19 horas, e são transmitidas ao vivo pela TV Câmara Piracicaba nos canais 11.3 da TV aberta digital, 4 da Net/Claro e 9 da VivoFibra, além do site da Câmara, da página do Facebook e do canal do YouTube da TV. As sessões camarárias são também veiculadas ao vivo, a partir das 20 horas, pela Rádio Educativa FM (105,9).
NOTÍCIAS RELACIONADAS
19 de agosto de 2025
14 de agosto de 2025
14 de agosto de 2025
14 de agosto de 2025