13 de agosto de 2025

Reunião ordinária desta quinta-feira conta 57 proposituras em pauta

Entre os requerimentos propostos, sete são relativos à solicitações de informações ao Executivo sobre demandas da saúde, libras na administração e infraestrutura

Texto: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

A Câmara Municipal de Piracicaba realiza, na noite desta quinta-feira (14), a sua 41ª Reunião Ordinária de 2025, que traz em sua pauta 57 proposituras. Deste total, 14 são requerimentos, dos quais sete estão relacionados à infraestrutura de postos de saúde, aos serviços de saúde do município, à acessibilidade em libras na administração municipal, entre outros temas. 

O requerimento 784/2025, relativo à acessibilidade em libras, solicita informações sobre a existência de cargos, número de vagas e lotação de profissionais intérpretes de libras e instrutores de surdos na administração municipal.

Já o requerimento 785/2025 questiona sobre o atendimento médico especializado em endocrinologia no município. O requerimento 786/2025 solicita informações sobre questões técnicas relacionadas à interdição da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro IAA I. Ainda em relação à saúde, o requerimento 787/2025 aborda o atendimento à população e  também sobre o espaço físico delimitado na farmácia anexa à UPA do bairro Piracicamirim.

No requerimento 791/2025, o questionamento é sobre barulho intenso e perturbação do sossego ocasionado por empresa de transporte rodoviário, no bairro Dois Córregos. O contrato de revisões obrigatórias da frota de veículos novos do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) é questionado por meio do requerimento 792/2025Por fim, o requerimento 794/2025 solicita informações sobre ações de combate à intolerância religiosa.

Os demais requerimentos são relativos à entrega de votos de congratulações. 

OUTRAS PROPOSITURAS - Ainda em discussão única, 31 moções serão deliberadas, sendo 30 de aplausos e uma de repúdio. Os vereadores devem ainda analisar quatro projetos de decreto legislativo para a outorga de Títulos de Cidadão Piracicabano e Piracicabanus Praeclarus.

Pauta da ordem do dia 41ª Reunião Ordinária traz ainda, em primeira discussão, o Projeto de Lei Nº 105/2025, que dispõe sobre a criação da Campanha de fortalecimento da saúde mental e do enfrentamento à violência psicológica entre mulheres (Wollying). De acordo com a justificativa do projeto, o Wollying caracteriza-se pela repetição de comportamentos abusivos, praticados contra uma mulher, com a finalidade de isolar, humilhar, desacreditar ou desestabilizar emocionalmente a vítima. Mais sete projetos de lei, relativos à denominações, estão na pauta da reunião. 

TRIBUNA POPULAR - A tribuna popular da 41ª Reunião Ordinária deve receber o orador Cláudio José de Oliveira Campos, que abordará o Memorial às vítimas do Ed. Luiz de Queiroz (Comurba) e a instituição da “Semana em Memória das Vítimas”.

Em seguida, será realizada a entrega de moção de aplausos ao Grupo Nariz de Plantão, que neste ano de 2025 completa 10 anos de história.

As reuniões ordinárias da Câmara acontecem às segundas e quintas-feiras, a partir das 19 horas, e são transmitidas ao vivo pela TV Câmara Piracicaba nos canais 11.3 da TV aberta digital, 4 da Net/Claro e 9 da VivoFibra, além do site da Câmara, da página do Facebook e do canal do YouTube da TV. As sessões camarárias são também veiculadas ao vivo, a partir das 20 horas, pela Rádio Educativa FM (105,9).