15 de agosto de 2025

Câmara já está recebendo sugestões da população para o Orçamento de 2026

Nos primeiros 10 dias da iniciativa, foram enviadas propostas em áreas como saúde, cultura, esporte, lazer e outras. Sugestões podem ser enviadas até o dia 30 de agosto

A Câmara Municipal de Piracicaba já está recebendo sugestões da população para a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. Nos primeiros 10 dias da iniciativa, foram enviadas propostas em áreas como saúde, cultura, esporte, lazer, melhorias viárias e de sinalização.

A ação busca fomentar a participação popular nas discussões do orçamento municipal, e os interessados podem encaminhar sugestões até o dia 30 de agosto. Para saber mais sobre a iniciativa, clique aqui.

As sugestões podem ser enviadas por meio eletrônico ou físico. Pela internet, os interessados devem acessar a página da Ouvidoria pela aba "Transparência", no canto superior direito do site da Câmara, e clicar no banner "Orçamento de Piracicaba: LOA 2026". Em seguida, basta preencher e enviar o formulário com as sugestões.

Pessoalmente, também é possível encaminhar solicitações por meio de formulário físico, disponível no Protocolo, no Prédio Principal do Legislativo. O Protocolo fica no andar térreo do Prédio Principal da Câmara, com entrada pela Rua Alferes José Caetano, 834, centro.

Todas as propostas serão analisadas pela Ouvidoria, consolidadas e enviadas ao Poder Executivo, responsável por elaborar o orçamento municipal.

"A população não precisa se preocupar com detalhes, ter traquejo ou expertise em relação a dotações e especificidades do ciclo orçamentário. A Ouvidoria vai sistematizar e consolidar essas sugestões e, ao final, conseguiremos dizer, por exemplo, que na área de saúde foram estas as sugestões, na área de transporte e educação estas outras, e assim por diante", explica Renato Alves Rafael, Ouvidor do Legislativo.

A iniciativa, promovida pela Ouvidoria do Parlamento e pela Procuradoria Legislativa com o apoio da Presidência da Câmara, atende a uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e reforça o compromisso da Câmara com a transparência e a democracia participativa.

A expectativa, segundo Renato Alves Rafael, é que nos próximos dias mais pessoas participem da iniciativa e encaminhem novas sugestões nestas e em outras áreas: "Convidamos a todos para que participem e usem este canal, aberto neste ano, para trazer ao Legislativo aquilo que entendem como sendo o mais importante. A ideia é cada vez mais estimular esses canais e propiciar que o cidadão tenha cada vez mais voz no Legislativo".

Texto: Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Revisão: Erich Vallim Vicente - MTB 40.337