14 de agosto de 2025

Reunião discute alternativas para manter serviços do IML em Piracicaba

Oferta de prédios municipais para receber provisoriamente o IML foi debatida em encontro realizado na tarde desta quinta-feira (14), no Centro Cívico

Texto: Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

A busca por alternativas para a manutenção dos serviços prestados pelo Instituto Médico Legal (IML) em Piracicaba foi tema de uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira (14), no Centro Cívico.

O encontro contou com a presença do vereador Wagner Oliveira (PSD), o Wagnão; do prefeito Helinho Zanatta (PSC); do vice-prefeito e Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Pacheco; do deputado estadual Alex Madureira (PL), do Diretor do Núcleo de Perícias do IML, Vicente Von Glehn; do Médico Legista Chefe do IML de Piracicaba, Helton Carlos de Almeida; e do médico legista do IML de Piracicaba, Daniel Cançado.

Durante o encontro, foram debatidas alternativas, como a oferta de prédios municipais pela prefeitura, para que os serviços de necropsia sejam mantidos na cidade enquanto o atual imóvel do IML em Piracicaba, localizado no Jardim Primavera, aguarda por reformas.

Estão previstas vistorias para esta sexta-feira (15), com o objetivo de verificar possíveis locais que possam receber, provisoriamente, os serviços de necropsia e atendimentos clínicos.

Em um comunicado divulgado neste mês, a Secretaria de Segurança Pública do Estado anunciou que, embora os exames clínicos continuassem em Piracicaba, as necropsias seriam transferidas para Americana até que o imóvel atual fosse reformado.

“Estamos buscando uma solução para que os serviços sejam mantidos no município, procurando um local adequado para todos”, disse Helinho Zanatta.

“Diante da situação, o prefeito se colocou à disposição para tentar ajudar. Amanhã faremos essa visita junto com o pessoal do IML e com representantes da secretaria de Saúde para verificarmos prédios que tenham as condições de serem adaptados o mais breve possível”, disse Wagnão.

De acordo com os representantes do IML, os prédios ofertados pela prefeitura serão devidamente vistoriados e estudados pelos setores e órgãos competentes.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS