13 de agosto de 2025

Reunião com direção da Esalq trata de proteção a mulheres

Vereadora Rai de Almeida e representantes da coordenação da Rede de Prevenção, Atendimento e Proteção à Mulher estiveram em reunião com a diretora da instituição

Texto: Assessoria parlamentar

A vereadora Rai de Almeida (PT), que é procuradora especial da Mulher na Câmara Municipal de Piracicaba, e representantes da coordenação da Rede de Prevenção, Atendimento e Proteção à Mulher estiveram nesta segunda-feira (11) no campus da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo) em conversa com a professora Thaís Vieira, diretora da instituição.

Na pauta da reunião, os trabalhos e as atividades da diretoria da Esalq e problemas e demandas que chegam à Rede de Prevenção em relação a trotes violentos e abusivos, assédio moral e sexual e demais casos ocorridos na universidade e em suas repúblicas.

"Tanto a Rede de Prevenção, Atendimento e Proteção à Mulher quanto o nosso mandato têm recebido com alguma frequência denúncias de mulheres esalqueanas em relação a assédios de diversas ordens e a casos mais pontuais de ameaças e outros tipos de violência contra a mulher", comentou Rai de Almeida. "A nossa presença aqui tem, assim, o sentido de verificar a natureza dessas demandas e como a instituição as vem tratando", disse a vereadora.

Entre os encaminhamentos da reunião, ficou estabelecido que a Esalq terá uma representante nas reuniões mensais da Rede de Prevenção, que acontecem mensalmente na Câmara, estando indicada a professora Renata Sermarini, que participou da conversa e que também exerce a função de ouvidora da Esalq.

Thaís Vieira informou ao grupo que a organização de conselhos internos da Esalq, entre eles o Conselho de Inclusão e Pertencimento, tem entre seus eixos as questões de gênero, raça e diversidade e vem atuando "com olhar atento" para essas temáticas no dia a dia da universidade.

"A Esalq é uma instituição de imensa importância para a nossa cidade e o país. Por isso, queremos caminhar juntas a ela, auxiliando no que for possível e trocando ideias e experiências com suas representantes", concluiu Rai de Almeida.

NOTÍCIAS RELACIONADAS