29 de agosto de 2025
Requerimento questiona condições viárias e melhorias na Estrada do Ceasa
Propositura de autoria do vereador Cássio Fala Pira foi aprovada nesta quinta-feira (28), na 45ª Reunião Ordinária de 2025
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou nesta quinta-feira (28) requerimento que busca informações sobre as condições da via de acesso que conecta a Rodovia do Açúcar (SP-308) à Rodovia Cornélio Pires (SP-127), conhecida como Estrada do Ceasa.
De autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, a propositura votada em plenário na 45ª Reunião Ordinária aponta que “trabalhadores e frequentadores da região apresentaram um abaixo-assinado solicitando providências urgentes para a melhoria das condições de segurança e infraestrutura da estrada”.
O parlamentar ainda destaca que “a via apresenta problemas crônicos, como a ausência ou a precariedade de sinalização de trânsito, a falta de iluminação pública em trechos críticos, a inexistência de acostamento e o desnível acentuado entre o asfalto e as margens da pista, além de acessos irregulares a empresas e bairros”, e que “há registros de acidentes frequentes, inclusive fatais, os quais são agravados em dias de chuvas intensas, gerando riscos diários a centenas de cidadãos que dependem deste trajeto”.
Cássio, no requerimento 889/2025, quer saber de quem é a jurisdição da via e pergunta quais trechos estão sob a responsabilidade do Município e quais, eventualmente, estão sob a responsabilidade do Estado (DER-SP) ou de outras concessionárias.
Ele também pergunta se há previsão de estudos técnicos para a duplicação da via ou de trechos críticos, bem como previsão para a instalação de dispositivos de controle de velocidade (radares, lombadas, bolsões) em pontos estratégicos, especialmente nas proximidades de acessos a empresas e bairros.
O parlamentar ainda questiona quais medidas estão previstas para a melhoria da sinalização horizontal e vertical e da iluminação ao longo da via, se há um cronograma para essas melhorias, e se a prefeitura estuda a possibilidade de construir alças de acesso ou dispositivos de segurança que garantam entrada e saída seguras de veículos nos estabelecimentos localizados às margens da via.
Por fim, ele pergunta se existe planejamento ou ações emergenciais que possam ser adotadas a curto prazo para resguardar a vida e a segurança dos usuários da Estrada do Ceasa.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
29 de agosto de 2025
29 de agosto de 2025
29 de agosto de 2025
28 de agosto de 2025