PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 28 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

27 DE MAIO DE 2025

Requerimento questiona ações para melhorar a segurança no Terras Di Treviso


André Bandeira, em requerimento aprovado nesta segunda (26), aponta "aumento significativo de furtos e invasões a residências na região" e pede ações preventivas



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Requerimento 523/2025, de André Bandeira, foi aprovado em regime de urgência na 29ª Reunião Ordinária, realizada na noite desta segunda-feira (26)






A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 29ª Reunião Ordinária, requerimento de autoria do vereador André Bandeira (PSDB) que solicita informações à Guarda Civil Municipal (GCM) e à Polícia Militar (PM) sobre “medidas de segurança adotadas ou previstas para o bairro Terras Di Treviso, diante do aumento significativo de furtos e invasões a residências na região”.

De acordo com o parlamentar no requerimento 523/2025, aprovado em regime de urgência na noite desta segunda-feira (26), “informações recebidas diretamente da comunidade” dão conta da prática de delitos “praticamente todos os dias da última semana, inclusive em plena luz do dia, quando a maioria dos moradores está fora de casa, trabalhando”.

Segundo o requerimento, televisores, fios elétricos e relógios de força estão entre os principais alvos dos criminosos. “A ousadia dos autores dos furtos e a ausência de policiamento visível têm gerado medo, insegurança e sensação de abandono entre os moradores”, aponta o parlamentar.

Ainda de acordo com André Bandeira, muitos dos crimes não estão sendo registrados via boletim de ocorrência (BO), e “os próprios moradores relatam que deixaram de registrar as ocorrências por não acreditarem mais em respostas efetivas das autoridades, o que pode impactar diretamente nas estatísticas oficiais e dificultar o planejamento de ações preventivas por parte das forças de segurança”. 

No requerimento, ele solicita que a GCM e a PM “avaliem com urgência a possibilidade de intensificar o patrulhamento na região, especialmente durante o dia, com ações concretas de rondas ostensivas preventivas, reforço de efetivo e presença visível no bairro, além de outras estratégias que possam inibir a criminalidade e restabelecer a tranquilidade da população”. 

Ele pergunta, então, qual a frequência atual de patrulhamento no bairro, se existe algum planejamento específico de segurança para o bairro ou se há possibilidade de reforço no efetivo de viaturas e agentes dedicados ao patrulhamento da região, “especialmente em horário comercial, quando ocorre a maioria dos delitos”. 

O parlamentar também questiona se o bairro está incluído em alguma operação policial em andamento ou em planejamento, “como ações de patrulhamento intensificado, rondas preventivas ou programas de segurança comunitária específicos”, e quer saber quais ações emergenciais e pontuais estão sendo planejadas ou já estão em execução para conter os furtos em série registrados recentemente. 

“Quais as possibilidades da Guarda Municipal implementar uma ronda preventiva durante o dia nos arredores da região, com o objetivo de reduzir a ocorrência de crimes e aumentar a sensação de segurança? Se não, por quê?”, pergunta André Bandeira.

Justificativas - Ao justificar o projeto, André Bandeira disse que, no bairro, durante o dia, “têm acontecido inúmeros roubos e furtos ali nas obras que estão lá acontecendo. Para quem não conhece o bairro Terras Di Treviso, ele fica ali no entorno do Hospital Regional, próximo ao Santa Rita. E isso, infelizmente, tem acontecido com muita frequência”. 

Ele ainda apontou a necessidade de aumento do efetivo da GCM, “principalmente contratando guardas civis, abrindo um concurso, para que possamos ter uma situação de segurança maior, não só no bairro Terras Di Treviso, mas em toda a cidade de Piracicaba”.

Laércio Trevisan Jr. (PL), que também justificou seu voto favorável ao requerimento, destacou o protocolo de indicações de sua autoria, no início do ano, referentes a concursos públicos para guardas civis, professores e médicos. 

“Não vi nada acontecer, não vi nada acontecer até agora. Isso demonstra a insegurança que ocorre, e além do que, não contratando, você não mantém o IPASP (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba), você não mantém a regra do estatutário. Além do fato da segurança pública, há uma previsão na Guarda Civil de 70 novas aposentadorias. Nós estamos com um quadro diminuído, brutalmente, nos últimos quatro anos, da administração anterior, que precisa ser revista nesta administração, com a arrecadação com superávit”, destacou o vereador.

Gesiel Alves Maria (MDB), o Gesiel de Madureira, também justificou seu voto favorável à propositura e relatou um caso de violência contra idosos ocorrido no bairro. 

“Foi na sexta-feira, o pessoal entrou em contato, alguns moradores, e ficamos horrorizados com alguns acontecimentos. Um casal de idosos foi rendido ali no bairro. Eles foram torturados pelos bandidos. E não é um casal de idoso que tem muitas posses, não. É um casal de idosos ainda que está construindo a sua casa, daquele jeito popular brasileiro, na dificuldade, na luta. Eles foram rendidos, torturados, os bandidos mandaram eles fazerem PIX. Deixaram a senhora com os olhos inchados”. 

As justificativas dos vereadores podem ser revistas, na íntegra, no vídeo acima.



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas