PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 28 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

27 DE MAIO DE 2025

Requerimento quer detalhes sobre a gestão de resíduos sólidos nos Ecopontos


Propositura de autoria de Silvia Morales foi aprovada na noite desta segunda (26), e busca dados sobre a gestão e destinação dos resíduos sólidos nos Ecopontos



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução


A busca por dados sobre a gestão e a destinação adequada dos resíduos sólidos dos Ecopontos de Piracicaba é a temática do requerimento 526/2025, de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, aprovado em regime de urgência na noite desta segunda-feira (26), na 29ª Reunião Ordinária da Câmara.

A propositura fala em “situação precária e inadequada do funcionamento dos Ecopontos em Piracicaba, no que tange à separação dos resíduos recebidos, ao depósito temporário e à destinação adequada desses resíduos", e aponta a ocorrência recente de incêndios nos Ecopontos do Jardim Oriente e Mário Dedini, bem como o “risco potencial e real da ocorrência de incêndios nos demais Ecopontos”.

Ela cita “a necessidade de ações emergenciais para evitar tragédias ou desastres" e menciona “a notícia de abertura de chamamento público para limpeza dos Ecopontos”.

Assim, na propositura, a vereadora questiona como é feito o controle da quantidade recebida dos resíduos da construção civil e de restos de jardinagem, podas de árvores e galhos, e, igualmente, indaga se as quantidades destinadas por munícipe e recebidas em cada um dos Ecopontos são registradas. Em caso positivo, ela pede que esses registros sejam apresentados.  

Silvia também questiona como é realizada a separação dos resíduos nos Ecopontos, quantos dias, aproximadamente, os resíduos ficam armazenados em cada uma dessas unidades, bem como qual a destinação a eles é dada. A parlamentar, na sequência, solicita a apresentação de documentos que comprovem o transporte desses resíduos. 

O requerimento ainda questiona quais são as ações emergenciais previstas para melhorias das condições atuais de armazenamento temporário dos resíduos e destinação adequada dos mesmos, “antes do início da operação das empresas a serem credenciadas, conforme Chamamento Público aberto recentemente pela Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos”.

Ela também quer saber se os resíduos de material verde, “que estão sob a responsabilidade da Secretaria citada, são doados para cooperativas, associações ou movimentos de Piracicaba”.

A propositura segue agora para análise e resposta por parte do Executivo. 



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212


Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas