PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE ABRIL DE 2021

Requerimento propõe criação de banco de ração animal para ajudar ONGs


Alessandra Bellucci questiona se o Poder Público possui algum meio de auxiliar ONGs e protetores independentes com o fornecimento de ração e medicamentos veterinários.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Requerimento é de autoria da vereadora Alessandra Bellucci






O requerimento 398/2021, de autoria da vereadora e protetora dos animais Alessandra Bellucci (Republicanos), pede mais informações ao Executivo sobre a possibilidade de criação de um banco de ração para ajudar organizações não-governamentais e protetores independentes que resgatam animais nas ruas. A propositura foi aprovada nesta quinta-feira (15), na 7ª reunião ordinária.

No texto, a parlamentar ressalta que o abandono de animais domésticos é uma questão estrutural que atinge a maior parte da sociedade, especialmente os centros urbanos, e que o atual contexto de crise sanitária exige a união de forças de Legislativo e Executivo junto com a sociedade para enfrentar essa situação "de forma organizada e consciente".

"Com isso acreditamos ser de relevância a promoção e criação de um banco de ração animal em nossa cidade. Esse banco teria como finalidade receber e armazenar produtos e gêneros alimentícios e medicamentosos para os animais em situação de vulnerabilidade. Seriam beneficiados organizações não-governamentais, protetores independentes, líderes comunitários, entre outras associações", sugere a vereadora.

O banco de ração, segundo Alessandra, seria provido por doações de estabelecimentos comerciais e industriais, pessoas físicas e jurídicas e aquelas obtidas por projetos de patrocínio, bem como de verba pública destinada para essa finalidade, quando houver.

No requerimento, a vereadora questiona se o Poder Público possui algum meio de ajudar ONGs e protetores independentes com o fornecimento de ração e medicamentos veterinários; se, dentro da verba destinada ao atendimento dos animais em vulnerabilidade, é possível destinar um valor para compra de ração e medicamentos veterinários de forma emergencial; quais ações imediatas o Poder Público pode tomar, considerando a necessidade apresentada; e se há interesse do Executivo em enviar à Câmara projeto de lei que crie o banco de ração municipal.

"Hoje esses protetores e ONGs estão desamparados em relação a alimentar os animais. Nada mais justo que tentarmos uma articulação para que recebam ajuda, pois, na pandemia, aumentaram muito a fome e o abandono e hoje não tem um órgão que consiga ajudar a todos esses animais. Essa ração é para os animais de rua, que são resgatados por entidades que cuidam daqueles que a Prefeitura não consegue", disse Alessandra, ao discutir o requerimento, durante a reunião extraordinária.

O vereador Pedro Kawai (PSDB) elogiou a iniciativa da parlamentar. "A causa animal precisava ter um olhar de alguém que a entende."



Texto:  Pedro Paulo Martins
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Alessandra Bellucci

Notícias relacionadas