02 de setembro de 2025
Psicólogo defende mais políticas públicas para o combate à dependência química
Rodrigo Trevisan Brunelli discursou na Tribuna Popular desta segunda-feira (1º) e defendeu mais atenção ao combate e prevenção à dependência química em Piracicaba
O psicólogo Rodrigo Trevisan Brunelli, que atua em uma clínica terapêutica, falou na Tribuna Popular nesta segunda-feira (1º), na 46ª Reunião Ordinária, sobre os desafios do combate e da prevenção à dependência química em Piracicaba.
De acordo com o psicólogo, a dependência química é um problema que "cresce de forma alarmante e demanda nossa mobilização imediata". Ele cita uma reportagem publicada pelo portal G1, em 22 de novembro de 2024, que traz dados do Departamento Regional de Saúde, os quais apontam que "entre janeiro e setembro de 2024, foram registrados 2.314 atendimentos relacionados ao uso de álcool e outras drogas no CAPS da região de Piracicaba. Um aumento de 133% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram 989 casos".
Para ele, esse crescimento sem precedentes "não pode ser ignorado": "É um grito de socorro que vem das ruas, dos lares, dos nossos jovens. Essa realidade reflete um problema que afeta diretamente as famílias, fragiliza a segurança pública e sobrecarrega nosso sistema de saúde e assistência social".
Nesse contexto, ele citou a sobrecarga nos atendimentos do CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) no município e apontou que "o município sequer conta com um CAPS-3, que ofereceria atendimento 24 horas aos casos mais graves. Neste contexto, as comunidades terapêuticas surgem como parceiras fundamentais. Elas oferecem acolhimento, rotina terapêutica, suporte emocional e condições reais de reconstrução".
Assim, ele defende o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao combate à dependência química, com o investimento em editais e convênios municipais com as comunidades terapêuticas, a ampliação da capacitação e da requalificação profissional dos acolhidos, "abrindo caminhos de retorno ao mercado de trabalho e à convivência social", além de fortalecer a rede de atenção à saúde mental com mais CAPS e "criar o tão necessário CAPS III e ampliar a estrutura dos existentes para atender de forma digna e eficiente".
Por fim, ele concluiu: "Investir nessa área não é apenas gastar, é economizar vidas, reduzir a violência, gerar produtividade e reaproximar famílias despedaçadas. Senhores vereadores, a dependência química é uma emergência que clama por ação concreta. Com a união de esforços entre poder público, sociedade civil e comunidades terapêuticas, podemos transformar o que hoje parece tragédia em história de vitória. O maior patrimônio de Piracicaba não está em suas edificações, mas em cada cidadão acolhido, em cada vida reerguida, em cada família que volta a sonhar".
O discurso completo de Rodrigo Trevisan Brunelli pode ser revisto no vídeo acima.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
02 de setembro de 2025
02 de setembro de 2025
29 de agosto de 2025
29 de agosto de 2025