24 de outubro de 2025

Proteção às mulheres: requerimento autoriza evento dos ‘16 Dias de Ativismo’

Propositura assinada pelas vereadoras Rai de Almeida (PT) e Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”, foi aprovada nesta quinta-feira (23)

Durante a 61ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta quinta-feira (23), o plenário aprovou o requerimento nº 1224/2025, de autoria das vereadoras Rai de Almeida (PT) e Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”. A propositura solicita autorização para a realização de solenidade e atividades relacionadas ao calendário “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, conforme estabelece o Decreto Legislativo nº 14/2017.

O documento destaca que a mobilização internacional, que visa conscientizar a sociedade sobre a violência de gênero e promover ações de enfrentamento, no Brasil tem duração de 21 dias — iniciando em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e encerrando em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. 

De acordo com o requerimento, a abertura oficial das atividades está prevista para o dia 19 de novembro, das 19h30 às 21h30, no Salão Nobre “Helly de Campos Melges” da Câmara Municipal. Na ocasião, serão homenageadas mulheres e entidades que se destacam na defesa dos direitos das mulheres e na promoção da igualdade de gênero em Piracicaba, com a entrega de quadros de reconhecimento. 

As parlamentares também solicitaram o apoio dos Departamentos de Administração e de Comunicação Social — incluindo as áreas de Jornalismo, Cerimonial e Produção —, além da cessão de espaços da Câmara e de outros locais públicos para a realização de atividades, workshops, palestras e reuniões públicas entre os dias 19 de novembro e 10 de dezembro de 2025, conforme o escopo do decreto legislativo que institui o calendário anual da campanha.

Texto: Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

NOTÍCIAS RELACIONADAS