03 de outubro de 2025

Projeto exige cartazes sobre direitos de pessoas com neoplasia maligna

Cartazes informativos sobre os principais direitos das pessoas com diagnóstico de neoplasia maligna devem ser afixados em hospitais e clínicas

O projeto de lei 228/2025, de autoria do vereador Edson Bertaia (MDB), foi aprovado em primeira discussão na 55ª Reunião Ordinária de 2025, realizada na noite desta quinta-feira (2).

A proposta determina a obrigatoriedade da afixação de cartazes informativos sobre os principais direitos das pessoas com diagnóstico de neoplasia maligna em hospitais públicos e privados conveniados ao SUS, clínicas, centro de especialidades, ambulatórios de oncologia e farmácias públicas.

Entre os direitos que devem constar estão: atendimento prioritário; saque do FGTS e PIS/PASEP; auxílio-doença e aposentadoria por invalidez; isenção de imposto de renda na aposentadoria; transporte público gratuito, quando previsto em lei; início do tratamento pelo SUS em até 60 dias após diagnóstico, conforme a Lei; e direito à reconstrução mamária em casos de mastectomia.

Os cartazes também deverão conter telefone e QR Code com acesso a informações atualizadas no site do Ministério da Saúde ou da Secretaria Municipal de Saúde.

Na justificativa do projeto de lei, o vereador Edson Bertaia explica que muitos pacientes não têm acesso às informações sobre seus direitos sociais, previdenciários, trabalhistas e assistenciais. Segundo o texto, a proposta busca assegurar o acesso à informação como instrumento de dignidade, encurtando o caminho entre o diagnóstico e a proteção garantida em lei. O vereador ressalta que a medida não gera despesa pública significativa, tem baixo custo e proporciona alta efetividade social ao promover cidadania e acolhimento.

Texto: Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583