PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE JUNHO DE 2021

Projeto artístico da peça "Paixão de Cristo" é apresentado em Brasília


A vereadora Ana Pavão apresentou projeto em reunião com Mario Frias, secretário especial da Cultura



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Ana Pavão estava acompanhada do deputado federal Guiga Peixoto

Ana Pavão estava acompanhada do deputado federal Guiga Peixoto
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Ana Pavão estava acompanhada do deputado federal Guiga Peixoto

Ana Pavão estava acompanhada do deputado federal Guiga Peixoto
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Ana Pavão estava acompanhada do deputado federal Guiga Peixoto



A vereadora Ana Pavão (PL), acompanhada pelo deputado federal Guiga Peixoto (PSL), reuniu-se com o secretário especial da Cultura, Mario Frias, na sede da Secretaria, em Brasília (DF). A reunião, realizada na última quarta-feira (9), teve como principal objetivo a apresentação dos projetos culturais que Piracicaba possui, sendo o projeto principal a Paixão de Cristo, realizado pela Associação Cultural e Teatral Guarantã.

A associação iniciou a peça em 1990 com objetivo de montar evento teatral que despertasse interesse popular. Vista por grande público, a peça teve renomados ensaiadores, com influência na cena teatral, integrando a direção artística de “um dos maiores espetáculos a céu aberto do país”.

Pioneira na região de Piracicaba sobre utilização de recursos advindos de leis de incentivo fiscal desde 1996, com autorização de captação de recursos para elaboração do espetáculo, a associação Guarantã é mantida através de bilheterias das apresentações teatrais.

Atualmente, a associação conta com a captação de recursos de parceiros, prevista na Lei Rouanet 8.313/1991 (Lei Federal de Incentivo à Cultura), onde permite que as pessoas físicas e jurídicas destinem recursos para a realização de tal espetáculo. Além disso, os eventos culturais contam com o recurso previsto na Lei 6443/09, onde é repassado através da Prefeitura Municipal.

Após 30 anos realizando as apresentações da Paixão de Cristo, a pandemia forçou a associação a adiar o espetáculo e os recursos previstos por leis não foram repassados por não haver apresentação. De acordo com a vereadora, a falta de repasses causou prejuízos que afetaram a associação e, por esse motivo, novos investimentos precisam ser realizados para cobrir gastos como locação de estruturas, revitalização de cenografia, cenotécnicos, equipamentos de som, figurinos e tudo o que envolva a apresentação teatral.

Comovida com a redução de recursos,  Ana Pavão aproveitou sua estadia em Brasília e levou o projeto ao secretário especial da cultura, Mário Frias, para que o evento artístico não seja interrompido por questões financeiras e o espetáculo seja levado adiante nos próximos anos.

“A Paixão de Cristo é um destaque na nossa cidade, sendo vários artistas envolvidos para a apresentação do espetáculo, é lindo. Não podemos deixar que o projeto acabe com suas apresentações por falta de recursos, precisamos de um apoio para isso”, disse Ana Pavão em conversa com o secretário.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Cultura Ana Pavão

Notícias relacionadas