PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE AGOSTO DE 2023

Exemplo de resiliência: vereadores lembram legado e força de Ana Pavão


Presidente Wagner de Oliveira declarou a extinção do mandato da vereadora e convocou o suplente, Sérgio da Van



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Vereadores prestaram homenagens a Ana Pavão; todos os itens da pauta foram adiados para a próxima reunião

Vereadores prestaram homenagens a Ana Pavão; todos os itens da pauta foram adiados para a próxima reunião
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Vereadores prestaram homenagens a Ana Pavão; todos os itens da pauta foram adiados para a próxima reunião

Vereadores prestaram homenagens a Ana Pavão; todos os itens da pauta foram adiados para a próxima reunião
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Vereadores prestaram homenagens a Ana Pavão; todos os itens da pauta foram adiados para a próxima reunião






Com apenas 22 vereadores presentes, a 43ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, nesta quinta-feira (17), seguiu um rito diferente das demais. A ausência da vereadora Ana Pavão, que morreu na última terça-feira (15), aos 45 anos, vítima de câncer, foi lembrada por todos os parlamentares, que adiaram por completo a Pauta da Ordem do Dia para prestar homenagens à colega de legislatura.

O presidente da Casa, Wagner de Oliveira (Cidadania), o Wagnão, abriu os trabalhos e declarou a extinção do mandato da vereadora, conforme previsto no artigo 102 da LOM (Lei Orgânica do Município). Em seguida, ele fez a convocação do suplente, Antonio Sérgio Rosa de Oliveira (PL), o Sérgio da Van.

Os vereadores fizeram um minuto de silêncio, seguido de calorosas palmas em homenagem a Ana Pavão. A cada um foi concedido um tempo de dois minutos para se manifestar a respeito da perda da vereadora. Na presença dos assessores da parlamentar, que acompanharam os trabalhos da galeria do plenário, os vereadores demonstraram emoção, respeito e admiração ao legado deixado por Ana Pavão, que exercia seu primeiro mandato na Casa.

Acácio Godoy (PP)

“Mais do que uma colega de trabalho, era uma amiga, sanguínea, forte, determinada e trouxe essa emoção para os trabalhos da Câmara. Até na doença ela nos ensinou, com a força e a coragem com as quais enfrentou cada capítulo.”

Alessandra Bellucci (Republicanos)

“Ela era a minha escola. Quando pensei em me candidatar, ela me apoiou. Me espelhei nela em muitas coisas. Até para brigar ela tinha classe. Estou sofrendo muito, como se tivesse perdido uma irmã. Só quero que ela olhe por todos nós, por esta Casa, pelos amigos.”

André Bandeira (PSDB)

“Ela sempre se dedicou ao trabalho, principalmente nas áreas da saúde e do social. Meu total respeito e carinho para ela. Vamos procurar fazer o máximo possível para honrar todos aqueles piracicabanos que confiaram seu voto à Ana, para honrar como a Ana sempre honrou seu mandato, lutando por Piracicaba.”

Anilton Rissato (Patriota)

“Ela sempre disse que me admirava, me elogiava e sempre com muita sinceridade. Também sempre a admirei. É uma perda muito grande, não só política, mas uma amiga, batalhadora. Ela deixou o seu legado, mas agora está com Deus.”

Ary Pedroso Jr. (Solidariedade)

“A Ana tinha a todos nós como uma família. Estar vereadora: era como se ela tivesse conquistado o maior sonho da vida dela. Eu encontrava a Ana com desconforto e ela não queria ir para casa, porque aqui era a casa dela. Tenho certeza de que ela queria a cada um de nós como filhos, apesar das diferenças políticas. Ela sempre lutou por fazer Piracicaba uma cidade melhor.”

Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira

“Tive um sonho com a Ana, em que a gente estava indo inaugurar uma escola e ela me deu um abraço e disse que estava bem. Ela ensinou a todos nós como ser guerreira.”

Fabrício Polezi (Patriota)

“Os assessores dela totalmente comprometidos com a Ana, não largaram a mão dela em nenhum segundo. Ela foi recebida de braços abertos por Deus e eu creio que Deus vai confortar todos nós.”

Gilmar Rotta (PP)

“Ela chegava com um sorriso no rosto, por pior que fosse a situação. Ela lutou bravamente contra essa doença e nunca desistiu. Muitas vezes ela deixava o problema dela de lado para resolver os problemas dos outros porque ela queria uma Piracicaba linda, do jeito que ela sonhava. A Ana vai ficar marcada na minha vida.”

Gustavo Pompeo (Avante)

“Mulher aguerrida, o quanto a Ana se dedicava para a saúde do próximo. Agora ela está acolhida pelo Pai, ela crê nisso e provou isso na sua vida. Que a memória da Ana possa servir de exemplo para que mais mulheres possam se dedicar à política.”

Zezinho Pereira (União Brasil)

“Ela morreu acreditando em Deus poderoso e acredito que ela vai alcançar a vida eterna. Para mim, ela é uma pessoa querida, mas para Deus ela é especial.”

Josef Borges (Solidariedade)

“Ela deixou um legado de muita luta, coragem, dedicação e grande representatividade. Mulher de fibra, de opinião e se destacava em todas as suas ações. A sociedade perde uma grande cidadã e a política perde uma grande revelação.”

Laércio Trevisan Jr. (PL)

“Agradeço a confiança que ela teve em mim e lembro que fiz homenagem a ela com uma Medalha de Mérito, em 2017. Quando ela veio para o partido, ela falava que era um sonho ser vereadora e ela realizou. Ana, você venceu, com certeza.”

Paulo Henrique (Republicanos)

“Ela lutou para ser vereadora e conseguiu se eleger vereadora. Só que o mais importante, que eu conversava muito com ela, ela ganhou na terça-feira. A Bíblia diz que, quando eu creio, ainda que eu morra, eu vou estar vivo. No velório, nós vemos o corpo morto, mas pela fé ela está viva e ela recebeu a coroa da vida. Que seja um exemplo de combate para a cidade de Piracicaba.”

Paulo Campos (Podemos)

“Temos convicção de que ela está herdando todos os galardões que o Senhor Jesus guarda para todos nós. O corpo físico se foi, contudo o espírito volta a Deus, que o deu. Sentimentos à família, assessoria, vereadores, funcionários. A cidade está enlutada. Ela deixou o legado de muito trabalho. Uma pessoa proba, honesta e que inspirará outras pessoas a participarem da política.”

Paulo Camolesi (PDT)

“Comparo as pessoas a um palito de fósforo. Têm uns que apagam rápido, outros que vão até a metade e outros até o fim. A Ana foi um palito de fósforo que durou o tempo que Deus permitiu, mas nesse tempo brilhou e mostrou o caminho da fé, da verdade e da vida. Apagou-se aqui, mas se acendeu no céu, como uma estrela.”

Pedro Kawai (PSDB)

“Se tiver que resumir a Ana, a palavra é intensidade. Lembro-me do sonho dela, da luta dela: vencer a campanha política. Foi uma honra tê-la nesses três anos. Nunca vou esquecer a Ana. Sempre foi intensa no sorriso, na alegria, nas discussões.”

Rai de Almeida (PT)

“Temos uma perda, seja do ponto de vista político, seja do ponto de vista de uma mulher na política. Somos tão poucas e perdemos uma das nossas. Apesar de todas as nossas diferenças e divergências, a Ana deixa um legado na história da política de Piracicaba. Mulher aguerrida, lutadora destemida e que, para mim, deixa um sentido da vida, pois, apesar do sofrimento, ela não reclamava. Era uma pessoa resiliente e de resignação”.

Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho

“A Ana era uma amiga de fé da nossa igreja. No dia 9 de agosto de 2021, ela disse, em uma sessão como esta, que o câncer tinha voltado. Disse muito firme que não ia se afastar do trabalho e que continuaria lutando. Ela lutou sempre, combateu sempre. A melhor vista que ela podia ter é ver o seu Salvador lá no céu. Ana, até breve.”

Silvia Morales (PV), Mandato Coletivo A Cidade é Sua

“Uma pessoa aguerrida, corajosa, intensa, vários adjetivos. Dizia que a Ana era estômago, sempre defendendo suas ideias, sempre muito respeitosa. Por trás de toda aquela fortaleza, era sensível, leve, estava sempre pensando na família, nos outros.”

Thiago Ribeiro (Podemos)

“Perdi uma irmã de verdade. Era uma pessoa que tempos atrás disse pra nós que o câncer tinha progredido. Só pediu um abraço, mas em momento algum eu vi essa mulher murmurar: era de uma fé inabalável. Nunca vou deixar a Ana. Também te amo, minha irmã.”

Valdir Vieira Marques (Cidadania), o Paraná

“Deus não recolheu a Ana, Ele recolheu uma flor do seu jardim. Ela estava preparada para isso. A Ana foi até o fim, aqui na Terra, fazendo um bom trabalho. Tinha projetos para Piracicaba. Esta Câmara vai ajudar muito a continuar os projetos que a Ana tinha para Piracicaba.”

Wagner de Oliveira (Cidadania), o Wagnão

“Os planos dos homens são uns e os de Deus são outros. A Ana teve fé, e a fé dela a colocou no lugar que todos nós queremos ir. Onde ela está não existe mais dor, angústia e aflição. Uns a chamavam de mãe, de esposa, de amiga, de comadre, e ela foi para um lugar onde Deus a chama de filha.”

Após os discursos, os vereadores aplaudiram de pé Ana Pavão, o que se seguiu do encerramento da reunião.

O suplente da vereadora, Antonio Sérgio Rosa de Oliveira (PL), o Sérgio da Van, toma posse na próxima segunda-feira (21), às 10 horas. Ele já havia assumido temporariamente uma cadeira na Câmara, em 2021, durante afastamento de outro parlamentar do partido, Trevisan Jr., por 30 dias. Nas eleições de 2020, Sérgio da Van obteve 861 votos.

Confira, no vídeo, nesta página, a íntegra da homenagem prestada pelos vereadores.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Reunião Ordinária André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Gilmar Tanno Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales Ciro da Van Marco Bicheiro Pássaro Paulo Nardino

Notícias relacionadas