31 de outubro de 2025
Professor e atleta será homenageado com moção de aplausos
Marcos Antônio de Almeida Leme receberá moção de aplausos de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL)
A moção de aplausos 292/2025, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), ao professor Marcos Antônio de Almeida Leme, por sua destacada trajetória esportiva, acadêmica e profissional, "que honra e engrandece o nome de Piracicaba", foi aprovada durante a 62ª reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (30).
De acordo com a propositura, Marcos Antônio de Almeida Leme é referência no esporte e na educação física nacional, sendo atleta, professor, pesquisador e profissional de excelência reconhecida em diversas áreas da saúde e do desempenho esportivo
Graduado em Educação Física e Fisioterapia, Marcos Antônio de Almeida Leme também é mestre e doutor pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), e membro colaborador da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), além de ter lecionado em diversas instituições de ensino superior entre 1987 e 2011, como Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Centro Universitário Módulo de Caraguatatuba, Unipinhal (Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal), Fam (Faculdade de Americana), UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/Universidade de São Paulo, Unicamp e Unip (Universidade Paulista), campus de Limeira, Campinas e Sorocaba.
O homenageado contribui ainda como organizador e coordenador de mais de 40 eventos esportivos de nível municipal, estadual e nacional, abrangendo modalidades como fisiculturismo, atletismo, karatê, tênis de mesa, levantamento de peso, powerlifting, ginástica rítmica, luta de braço e outras, incentivando o esporte e a formação de atletas.
O texto aborda ainda sua trajetória como atleta em diversas modalidades, entre elas xadrez, natação, ciclismo, atletismo, levantamento de peso e powerlifting, com destaque para o atletismo, no qual integrou a seleção brasileira entre 1978 e 1981, competindo com grandes nomes como Joaquim Cruz e Robson Caetano, sendo campeão paulista e brasileiro no lançamento do martelo e do disco, vice-campeão sul-americano juvenil (1981) e, atualmente, representando Piracicaba na categoria máster, com conquistas estaduais e nacionais.
A propositura destaca também seu desempenho no levantamento de peso olímpico e powerlifting, conquistando títulos paulistas, brasileiros e sul-americanos, além de ser recordista paulista nas modalidades de levantamento terra (200 kg) e supino (105 kg), além da sua atuação como Gerente de Operações Técnicas dos Jogos Olímpicos Rio 2016 na modalidade de levantamento de peso, sua participação em cursos internacionais do Comitê Olímpico Internacional, e seu papel como coordenador e dirigente esportivo em diferentes instituições e federações desde a década de 1980.
Após a aprovação da moção de aplausos pelo plenário, Trevisan Jr. comentou sobre a importância do homenageado para Piracicaba como professor, como atleta e reconhecido campeão estadual de halterofilismo e levantamento de peso. "Ele fez Piracicaba ser reconhecida dentro e fora do país como técnico e esportista que foi", afirmou.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara
NOTÍCIAS RELACIONADAS
31 de outubro de 2025
31 de outubro de 2025
31 de outubro de 2025
31 de outubro de 2025

 
     
                                     
                     
                     
                    