
06 DE DEZEMBRO DE 2013
Associação de Cultura Artística de Piracicaba (ACAP) e Associação da Orquestra Sinfônica de Piracicaba terão aumento de verbas municipais
Prefeitura amplia repasse a entidades culturais
A Secretaria Municipal de Ação Cultural aumentou o repasse à Associação de Cultura Artística de Piracicaba (ACAP) e à Orquestra Sinfônica de Piracicaba. A mudança ocorreu após a aprovação do projeto de lei 393, de 2013, de autoria do Executivo, aprovado durante a 33ª Reunião Extraordinária, realizada nesta quinta-feira, 5. “As entidades não possuem finalidade lucrativa, sendo suas atividades direcionadas ao fomento da cultura em Piracicaba”, justificativa o prefeito Gabriel Ferrato.
O PL 393/13 acresce dispositivos à Lei 6.443/09 e estabelece o repasse de R$ 10 mil à ACAP, destinados a cultivar e desenvolver o “sentimento artístico”, estimulando o “interesse pelas artes em todos os setores” através de exposições, conferências, seminários, concertos e recitais, entre outros eventos que se destinem a esse fim.
A ACAP apoia as ações do Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba e a difusão cultural, o desenvolvimento profissional e o estímulo ao interesse da população pela música erudita, “sendo certo que com o aumento do repasse poderá expandir ainda mais as atividades de forma a melhor atender ao interesse público”, avalia Ferrato.
O repasse à Associação da Orquestra Sinfônica de Piracicaba foi estabelecido em R$ 221.925,00. De acordo com a legislação é destinado à execução de apresentações musicais, conforme cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Ação Cultural. “Já com relação à orquestra existe demanda permanente da população pela ampliação das apresentações na cidade, além do que a necessidade de aperfeiçoamento das apresentações faz com que os músicos tenham compromisso maior em relação aos ensaios e, assim, os gastos aumentam”, avalia o prefeito.