
20 DE MAIO DE 2016
População terá mais conforto na instalação de modernos abrigos, confortáveis e sem calombos ou borrachudos que comprometem a pavimentação asfáltica.
Prefeitura acata sugestão de Ary Pedroso na pavimentação de pontos
O vereador Ary de Camargo Pedroso Júnior (SD) destaca a decisão da Prefeitura Municipal em acatar sugestão de sua autoria para estudos técnicos visando a implantação de pavimentação de concreto nos principais pontos de ônibus urbanos do município, bem como nos pontos de constantes deformações da camada asfáltica.
A sugestão do parlamentar pode ser conferida em nota divulgada pela prefeitura, no Facebook, em esclarescimentos sobre os corredores de ônibus de Piracicaba, quando o prefeito Gabriel Ferrato (PSD) reitera que o maior conforto está sendo dado com a recuperação da pavimentação desses corredores e a prevenção do asfalto, nas paradas de ônibus, sendo que o concreto nestas paradas é para que a frenagem ou arranque dos ônibus não danifiquem o asfalto, criando aqueles "calombos" ou "borrachudos", evitando, inclusive, o reparo permanente e o gasto de dinheiro público. Também se considera que por outro lado, nestes corredores, serão instalados abrigos modernos, mais confortáveis e acessíveis (onde a largura da calçada permitir).
A divulgação da nota também ressalta que os corredores serão preferenciais e não exclusivos, portanto, não haverá segregação de pistas, o que significa que tanto os ônibus quando os demais veículos poderão utilizar a faixa preferencial, do mesmo modo como hoje já utilizam.
Na indicação enviada ao Executivo, em 2015, o vereador Ary Pedroso considerou que, no recapeamento da avenida Centenário, foi utilizado piso de concreto nos pontos de ônibus ao longo desta via pública, sendo que isso é uma medida eficaz que merece ser implantada em outros pontos do município, visto que é comum nos depararmos com pavimentos com deformações e ondulações no asfalto, devido ao peso dos veículos, o que inclui a sobrecarga de passageiros.
Ary Pedroso cita algumas vantagens apontadas por especialistas, com a utilização desse tipo de pavimento rígido, que tem vida útil de aproximadamente 20 anos, não promove aquaplanagem, mantendo a superfície seca e drenada, com maior durabilidade e, com pouca manutenção, comparando ao pavimento flexível (asfalto).
Também se observa que o concreto não sofre deformação plástica, evita buracos e trilhas de rodas, não sofre alteração na frenagem e aceleração, não corre o risco de ataque de substâncias derivadas do petróleo e, tem menor custo operacional ao poupar a suspensão dos veículos, freios e materiais pneumáticos.
Na indicação, o vereador Ary Pedroso também cita outro fator importante desta tecnologia, que é a economia gerada aos cofres públicos, sendo que reparos no asfalto flexível não são baratos e tem que serem feitos constantemente.
"Nossa sugestão é que esse pavimento seja utilizado nos novos corredores de ônibus, que serão implantados e, contemple os pontos de ônibus das principais vias de embarque e desembarque de passageiros, como também os pontos que regularmente apresentam problemas no asfalto", reiterou o parlamentar no teor da indicação.