
20 DE FEVEREIRO DE 2018
Roda de conversa debateu a importância do 8º Fórum Mundial da Água e a participação das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí no evento.
Pré-Fórum Mundial da Água debateu importância da participação das Bacias PCJ em evento global
O Pré-Fórum Mundial da Água, realizado nesta terça-feira (20) na Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) pautou os principais temas e propostas a serem levados ao 8º Fórum Mundial da Água, que ocorre entre 18 e 23 de março em Brasília (DF).
Com formato de roda de conversa, João Freire, responsável pela comunicação e divulgação do 8ª Fórum Mundial da Água, respondeu a perguntas dos representantes do Consórcio PCJ e do público, em debate sobre a importância do evento e da participação das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
O vereador José Aparecido Longatto (PSDB) reforçou a importância da discussão. "A questão central 'água' é fundamental para nós, que aqui em Piracicaba temos um trabalho voltado em defesa das bacias, principalmente a do Corumbataí, há 20 anos", comentou.
"Nós fazemos um trabalho de educadores em defesa da água, pregando isso nas escolas, mas é um exercício que leva anos para sentirmos algum grau de conscientização. A maioria da população brasileira acha que a água não vai acabar nunca. Temos que preservar as nascentes", defendeu Longatto.
O prefeito Barjas Negri (PSDB), também presidente dos Comitês PCJ, falou ao público da necessidade de apresentar boas propostas. "Precisamos mostrar nossa experiência com as bacias e aprimorar políticas de sustentabilidade para que a região esteja bem representada no Fórum Mundial da Água", ressaltou.
A vereadora Nancy Thame (PSDB) também acompanhou o evento. “É um importante debate, temos avançado muito nesse sentindo, mas a pauta não se esgota. A água é um elemento indispensável para manutenção da vida, da saúde, da produção de alimentos e da continuidade dos ecossistemas. Precisamos nos atentar para a escassez, por isso são fundamentais a conservação e a recuperação das nascentes de água”, avalia.
O FÓRUM - Programado para ocorrer a cada três anos e maior evento global sobre o uso consciente da água em todo o planeta, o Fórum Mundial da Água é organizado pelo Conselho Mundial da Água e será realizado pela primeira vez no Brasil. A edição de 2017 contou com a participação de cerca de 300 instituições de 50 países e a presença de 40 mil pessoas de mais de 170 países.