PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

21 DE MAIO DE 2025

Vereador destaca retomada de obra, previdência e proteção de mananciais


Josef Borges (PP) ocupou a tribuna da Câmara durante a reunião ordinária desta segunda-feira (19)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Josef Borges (PP) ocupou a tribuna da Câmara na segunda-feira (20)






Durante a 27ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta segunda-feira (19), o vereador Josef Borges (PP) utilizou a tribuna para abordar três temas centrais: a retomada das obras da Escola Municipal do bairro Tatuapé, esclarecimentos sobre a situação previdenciária dos servidores públicos e a preservação dos mananciais na bacia do PCJ.

Ao iniciar sua fala, o parlamentar destacou a vistoria realizada no último dia 14 pelo prefeito Helinho Zanatta, acompanhado do secretário de Obras, Luciano Celêncio, da secretária de Educação, Juliana Vicentim, e da engenheira Ana Beatriz, na escola municipal do bairro Tatuapé. A obra, segundo ele, esteve paralisada por cerca de quatro anos devido a problemas estruturais.

“O atual governo, por meio da Secretaria de Obras, se reuniu com a empresa responsável para apontar e corrigir os problemas que impediam o andamento da construção. Agora, a obra foi retomada e está em fase de execução dos serviços de vedação, esquadrias, cobertura do prédio principal e do pátio, além de revestimento interno e externo, forros, pisos, pintura, instalações hidráulicas e sanitárias, drenagem, colocação de louças, acessórios e abrigo de gás”, explicou Josef Borges.

Na sequência, o vereador abordou questões relacionadas ao Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Públicos Municipais (Ipasp). Ele negou informações que circularam nas redes sociais sobre um suposto projeto de reforma previdenciária já protocolado na Câmara. Segundo ele, não há nenhum projeto tramitando na Casa sobre o tema, apenas estudos preliminares para discussão futura, diante de um déficit previdenciário estimado em R$ 200 milhões, que cresce anualmente.

“É preciso responsabilidade para tratar desse assunto. O Ipasp realizou, recentemente, um seminário dirigido aos segurados, apresentado pelo presidente Carlinhos Schiavon e pela diretora administrativa Ilma de Araújo. No evento, foram esclarecidos temas como aposentadoria, pensão, contribuições de ativos e inativos, critérios para abono permanência, acúmulo de aposentadorias e regras para proventos. O material está disponível no site e no canal do Ipasp no YouTube para quem quiser acessar”, ressaltou. 

Josef Borges também aproveitou a oportunidade para refutar outros boatos que circulam nas redes sociais, como a suposta proposta de aumento do IPTU. “Não há qualquer projeto nesse sentido. Infelizmente, algumas pessoas espalham fake news para confundir a população. É lamentável, mas faz parte do processo democrático, mesmo quando usado de forma equivocada”, disse.

O vereador relatou sua participação, juntamente com representantes da Prefeitura e outros parlamentares, em uma audiência pública que debateu a fiscalização dos mananciais na bacia do PCJ. Segundo ele, a proteção das nascentes e dos recursos hídricos deve ser prioridade para garantir a segurança hídrica no futuro. “Os mananciais são fundamentais para o nosso abastecimento. Precisamos agir para garantir a preservação ambiental dessas áreas”, concluiu.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Institucional Josef Borges

Notícias relacionadas