10 de fevereiro de 2026

Pesquisadora receberá moção de aplausos por trabalho apresentado em simpósio

Tainá Yumi Patriani participou do 5º Simpósio Mundial sobre Adaptação às Mudanças Climáticas

A pesquisadora Tainá Yumi Patriani receberá a moção de aplausos 4/2026 pelo melhor trabalho apresentado em formato de pôster no 5º Simpósio Mundial sobre Adaptação às Mudanças Climáticas, intitulado “Governança Colaborativa baseada em Conhecimento Local moldando a Política Climática em Piracicaba, Brasil”.

A moção de autoria da vereadora Silvia Morales, do mandato coletivo “A cidade é sua” foi aprovada na noite desta segunda-feira (9), durante a 3ª reunião ordinária de 2026. Na ocasião, a parlamentar ocupou a tribuna da Câmara para justificar sua iniciativa e disse que trata-se de um "reconhecimento a quem está preocupado e interessado nas mudanças climáticas". 

O 5º Simpósio Mundial sobre Adaptação às Mudanças Climáticas foi realizado em Florianópolis/SC nos dias 11 e 12 de novembro de 2025, na Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, sendo considerado um dos mais importantes encontros internacionais dedicados à ciência do clima, sustentabilidade e cooperação global.

O evento reuniu pesquisadores, docentes, discentes, gestores, organizações internacionais e representantes da sociedade civil para discutir o tema central “Adaptando o Mundo a um Clima em Mudança”. A organização ficou sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisul, do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Unisul e da Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo, Alemanha.

A homenageada é a autora principal do trabalho denominado “Governança Colaborativa baseada em Conhecimento Local moldando a Política Climática em Piracicaba, Brasil”, o qual foi reconhecido pelos presidentes de tal simpósio mundial como o melhor trabalho apresentado no formato de pôster durante a realização do mesmo. O reconhecimento mencionado destaca a contribuição deste trabalho para o fortalecimento da governança colaborativa baseada no conhecimento local, apontando caminhos para a formulação de políticas climáticas participativas e pautadas em evidências.

Na pesquisa desenvolvida e no trabalho premiado, a Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba – Comclima aparece como um caso em que a coprodução de conhecimento em uma instância de governança climática local, unindo organizações da sociedade civil, servidores públicos, academia, empresariado e população, se materializa em entregas prontamente utilizáveis pelo Poder Executivo. Especificamente, o trabalho enfatizou a formulação da minuta da Política Municipal de Mudanças Climáticas, cujo processo foi coordenado pela comissão em questão.

O estudo indica que o funcionamento da Comclima possibilita o estabelecimento de relações de confiança entre os setores envolvidos e o aproveitamento dos elementos locais já existentes para a geração de soluções. Ao mesmo tempo, aponta que as desigualdades sociais persistentes no território e a baixa participação de comunidades periféricas revelam os grandes desafios da representação e da voz dos grupos mais vulneráveis aos efeitos negativos do aquecimento global, ressaltando, portanto, a necessidade de ampliar a participação de representantes e moradores das áreas mais vulneráveis para que a política possa responder com mais precisão às realidades das zonas especiais de risco e de outras áreas expostas a tempestades, enxurradas, alagamentos, inundações e deslizamentos.

Tainá Yumi Patriani é bacharela e licenciada em Ciências Biológicas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo – ESALQ/USP, mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades Ecologia Aplicada (ESALQ e CENA/USP), na área de concentração em Comunicação e Conservação, e doutoranda pelo mesmo programa na área de concentração em Gestão Ambiental. Ela pesquisa o sistema ambiental do estado de São Paulo, os processos de coprodução multiatores e a promoção da justiça climática em agendas adaptativas subnacionais.

Texto: Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

NOTÍCIAS RELACIONADAS