
23 DE JUNHO DE 2023
Recepcionado pelo vereador Gustavo Pompeo, um grupo de 26 alunos da escola estadual Edson Rontani visitou a Câmara, em orientações e aprendizados no setor de Rádio e TV
Passeio educacional desperta vocações em seletiva da Edson Rontani
Conhecer como funciona o setor de Rádio e TV, da Câmara Municipal de Piracicaba, em orientações e aprendizados conferidos diretamente por profissionais que tem o seu dia a dia voltado às inúmeras produções de reportagens, edição de vídeos, entrevistas, transmissões ao vivo de debates, reuniões solenes, ordinárias e extraordinárias, além do recebimento de autoridades e outros eventos que mobilizam o Departamento de Comunicação, na divulgação destas atividades, em registros que ficam para a história, guardados nos anais da Casa de Leis.
Conhecer este universo faz parte da disciplina eletiva, da escola estadual Edson Rontani, localizada no bairro Vila Industrial, onde os alunos que optaram pela área de rádio e televisão escolheram a Câmara para ampliar seus horizontes ao verem na prática o que faz os profissionais formados nesta área.
Sob a coordenação do professor de Biologia, André Luiz Capucim e, respaldado pela Agente de Organização Escolar, Cristiane de Melo, o grupo de 26 anos foi primeiramente recebido pelo vereador Gustavo Pompeo (Avante), nas dependências do plenário Francisco Antonio Coelho, onde a equipe de cerimonial da Câmara esclareceu sobre as normas e condutas que regem o funcionamento do poder legislativo local, além de conduzir o grupo por diversos setores.
Na oportunidade, o professor André Luiz reiterou aos alunos os ensinamentos em sala de aula, sobre o verdadeiro papel do vereador, na representação de cada comunidade, onde todos se igualam pelo voto, na conquista de melhoramentos que revertem para a própria população.
O vereador Gustavo Pompeo também destacou a importância dos alunos já iniciarem o interesse pela causa pública, onde os avanços sociais são conquistados graças à mobilização da comunidade. E, como exemplo, o parlamentar citou experiência de estudantes do bairro Jardim Gilda, na conquista de prêmio nacional, no projeto Arquitetos Mirins, em parceria com a empresa ArcelorMittal.
Na sequência da visita os alunos conheceram o salão nobre Helly de Campos Melges e, foram recebidos pelo responsável do setor de TV, Márcio Braga, que falou de sua formação universitária em Rádio e TV, além de esclarecimentos aos estudantes de como se dão as coberturas e divulgação das notícias produzidas pela Câmara.
Márcio também discorreu sobre a relevância do trabalho dos vereadores, na formulação e fiscalização das leis perante o Executivo. Além de conduzir parte dos alunos, em revezamentos a cada seis pessoas, onde eles puderam ver na prática a preparação e montagem dos programas veiculados pela TV, com a participação de profissionais, na elaboração, edição e divulgação dos fatos.
Perante o estúdio de TV, com direito a parede de Ckroma Key, em fundo infinito verde para as produções televisivas, o diretor Márcio concluiu as explicações referentes ao universo que cerca as produções de televisão. E, neste ambiente, alguns alunos se manifestaram e se deixaram fotografar para registro de suas aspirações sobre um futuro promissor no setor ou em outras áreas que possam se despontar, vencendo na vida pelos estudos.
O aluno Daniel Gustavo Arruda Bastos (11), do 6° B, corinthiano de coração, foi o primeiro a se manifestar sobre a profissão sonhada quando crescer. "Quero ser engenheiro", disse Bastos, que ainda comentou o quanto admira o setor de comunicação, de pessoas que fazem entrevistas e apresentam telejornal, como o jornalista negro da TV Globo, Heraldo Pereira.
Já a estudante Lara de Oliveira Santos (12), 7° B mostrou firmeza na escolha de uma profissão quando crescer. "Quero ser psicóloga", disse, além de argumentar que com isso vai ajudar muita gente. Ela também revelou que gosta de esportes, especialmente jogar vôlei e natação. Também informou que além das aulas eletivas no setor de Rádio e TV, gostaria de fazer artesanato.
João Paulo (11), do 6° B acompanhou todas as explicações que foram dadas durante a visita na Câmara, especialmente quando finalizou o ciclo ao passar pelo departamento de Comunicação e conversar com a diretora responsável pelo setor, Rebeca Paroli, seguido pelas explicações técnicas da servidora e cuidadora do sistema de rádio da Casa, a jornalista Patrícia Santana. "Quero ser escritor", concluiu o aluno, que também informou que já escreveu um romance "Fred e o amor imperfeito" e, que já se prepara para novas produções e aprendizado.
O professor André Luiz agradeceu a acolhida dos alunos na Câmara, e reiterou que o passeio educacional faz parte das aulas eletivas, em que são oferecidas diferentes atividades onde os alunos se envolvem nas dependências da escola, em projetos que tomam dimensões e se projetam no entorno da unidade escolar, onde os alunos passam a fazer o diferencial na região, atuando em defesa ambiental, animal, reciclagem de entulho e lixo e outras frentes a que possa contar com a contrapartida da população.
O professor também relatou que o trabalho semestral dos alunos será apresentado no dia 27 de junho, na culminância eletiva, quando alunos compartilham o resultado concreto de seu trabalho com o restante da comunidade escolar, que engloba diversos formatos: evento, mostra, feira, roda de conversa, espetáculo, produto digital, intervenção artística, além de outras iniciativas.
Neste aprendizado, verifica-se que não é apenas contar como foi a eletiva, mas apresentar algo, um produto final, com oportunidade para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais e de estimular o protagonismo do estudante.
O professor André Luiz ainda observou que o objetivo dos alunos é criar uma rádio online, concluindo o trabalho no final do semestre, sendo que este instrumental poderá ser implantado de fato e, também poderá envolver a comunidade no entorno da escola.