02 de julho de 2020
Parlamento Aberto debate alteração de prazos e novas regras eleitorais
Edição do Parlamento Aberto Entrevista, que a TV Câmara leva ao ar na quarta-feira, reunirá os juízes Wander Rossette Júnior e Mauro Antonini e o advogado Fábio Dionísio.
As novidades que envolvem as eleições municipais de 2020 serão o destaque do programa "Parlamento Aberto Entrevista" que a TV Câmara leva ao ar na próxima quarta-feira (8), às 15h, ao vivo. A atração terá tradução em Libras e será exibida simultaneamente no Facebook e no YouTube, possibilitando que internautas tenham suas dúvidas respondidas durante a transmissão.
Apresentado pelos jornalistas Erich Vallim Vicente, do Departamento de Comunicação, e Fábio Alvarez, da TV Câmara, o debate terá como convidados os juízes Wander Pereira Rossette Júnior, da 93ª zona eleitoral, e Mauro Antonini, da 270ª zona eleitoral, e o advogado Fábio Dionísio, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Piracicaba. Todos participarão por vídeo, de forma remota.
O presidente da Câmara, Gilmar Rotta (CID), enfatizou o caráter informativo do programa. "Reunir juízes eleitorais para tratar de um tema tão importante quanto as mudanças nas eleições —algumas como reflexo da pandemia do coronavírus— é uma prestação de serviços fundamental à população que, pelo que tudo indica, ainda este ano poderá ir às urnas para a escolha da nova composição da Câmara e da Prefeitura", afirmou.
"O tema é bastante relevante, ainda mais com a alteração das datas da eleição para novembro. Buscamos três pessoas com grande influência na organização e no acompanhamento das questões eleitorais, já que Dionísio é da comissão eleitoral da OAB e Rossette e Antonini são os juízes das duas zonas eleitorais de Piracicaba", comentou Erich.
Além de novidades como o fim das coligações proporcionais, as eleições municipais de 2020 sofreram alterações no cronograma inicialmente previsto. O Senado Federal e a Câmara dos Deputados promulgaram, nesta quinta-feira (2), o texto que adia para 15 e 29 de novembro o primeiro e o segundo turnos das eleições municipais, originalmente previstos para 4 e 25 de outubro, respectivamente.
A emenda constitucional 107 estabelece os prazos de 31 de agosto a 16 de setembro para a realização das convenções para escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações e a partir de 26 de setembro para o início da propaganda eleitoral, inclusive na internet.
"Por conta da pandemia da Covid-19, existem muitas dúvidas sobre o processo eleitoral deste ano, tanto por parte dos eleitores quanto pelos candidatos. Esta, certamente, será uma excelente oportunidade para que possamos debater e sanar muitas dessas questões, trazendo para o nosso público um conjunto de informações de notável interesse", acrescentou Alvarez.
O programa "Parlamento Aberto Entrevista" é mais uma iniciativa do Legislativo piracicabano para tratar de temas como acesso à informação e participação cidadã. No último dia 15, a atração reuniu convidados para debater sobre transparência pública durante a pandemia da Covid-19.
Além disso, desde o início da quarentena, o perfil do Parlamento Aberto no Instagram (@parlamento_aberto) tem promovido entrevistas ao vivo com autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade, em Piracicaba e no país. As lives vão ao ar sempre às 17h, de segunda a sexta-feira.
SERVIÇO
— Programa "Parlamento Aberto Entrevista", com o tema "Mudanças nas eleições 2020"
— Quando: quarta-feira, dia 8, às 15h, com tradução em Libras
— Como assistir: pela TV Câmara (canais 60.4 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra), pelo site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv, pelo Facebook (/camarapiracicaba) e pelo YouTube (/tvcamarapiracicaba)
— Apresentação: jornalistas Erich Vallim Vicente e Fábio Alvarez
— Convidados: juiz Wander Pereira Rossette Júnior, da 93ª zona eleitoral, juiz Mauro Antonini, da 270ª zona eleitoral, e advogado Fábio Dionísio, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB de Piracicaba
NOTÍCIAS RELACIONADAS
20 de fevereiro de 2025
13 de dezembro de 2024
13 de dezembro de 2024
11 de dezembro de 2024