
28 DE ABRIL DE 2014
Vereador foi organizador do ato que ocorreu na manhã desta segunda-feira, 28, e percorreu diversas ruas do Centro de Piracicaba
O vereador e presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, José Antonio Fernandes Paiva, e dirigentes de 29 sindicatos filiados ao Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) se reuniram na manhã da segunda-feira, 28, clamando pelo fim dos acidentes de trabalho.
No Dia Mundial e Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho, o Conespi, Frente Sindical do Aglomerado Urbano de Piracicaba e centrais sindicais organizaram na cidade a Marcha Regional pela vida dos trabalhadores, que percorreu ruas do centro de Piracicaba.
O objetivo da marcha pedagógica – que contou com a participação de atores e atrizes que encenaram acidente e atendimento aos trabalhadores, além de exposição de equipamentos obrigatórios de segurança – foi o de conscientizar a população sobre o grande número de acidentes de trabalho que ocorrem diariamente em Piracicaba e região, enfatizando que a única forma de reduzir os números é prevenindo.
“Estamos aqui hoje em marcha para dialogar com a sociedade sobre o número extremamente alto de acidentes de trabalho que ocorrem na cidade. Sabemos que a única forma de mudar estes dados é prevenindo, com auxílio dos cipeiros e respeito dos patrões”, afirmou o presidente da Frente Sindical do Aglomerado Urbano de Piracicaba, José Antonio Fernandes Paiva.
Coordenador da marcha, Paiva salientou durante o ato que em 2013 foram registrados 10.490 acidentes de trabalho, ou seja, são 874 acidentes por mês, 30 por dia e mais de um acidente por hora. Ainda segunda Paiva, estes acidentes acarretaram 41 amputações e nove mortes. No Estado de São Paulo ocorreram no ano passado 711.164 acidentes de trabalho, resultando em 2.884 mortes. “Enquanto caminhamos nesta marcha, vidas são perdidas por falta de respeito. Precisamos focar na prevenção e pedir que os trabalhadores exijam dos seus patrões a utilização de equipamentos de segurança”, salientou.
Paiva acredita ainda que o envolvimento das centrais sindicais e dirigentes de 29 sindicatos da cidade podem fazer com que este alto índice de acidentes seja menor em 2014. “O Conespi acredita na união dos trabalhadores para reduzir os acidentes em Piracicaba e é através de ações como esta, com a participação de 29 sindicatos, que vemos o fortalecimento de uma entidade que visa proteger os trabalhadores”.
A ação foi parabenizada pelo representante dos Correios que fez o uso da palavra durante o ato de manifesto. Seu agradecimento a Paiva foi pela apresentação do projeto de lei que proíbe entrega de correspondências das 13 às 17 horas, prevenindo problemas de saúde causados pela exposição ao sol, como câncer de pele, garantindo mais qualidade de vida aos trabalhadores.
AÇÃO – Durante a Marcha Regional foram colocadas tendas com advogados, funcionários do Cerest e técnicos de segurança à disposição para esclarecer dúvidas da população.
DIA MUNDIAL – O 28 de abril é celebrado como Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data foi instituída pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), em 2003, em homenagem aos 78 operários que morreram na explosão da mina Farmington, no estado norte-americano da Virgínia, em 1969. No Brasil, a data é lembrada desde 2005 e denominada pela Lei 11.121/2005 como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.