30 de setembro de 2025
No Primeiro Tempo, vereador destaca a saúde mental e o trânsito como focos
Em entrevista ao programa da TV Câmara Piracicaba, Gustavo Pompeo (Avante) falou sobre atividades do Setembro Amarelo e campanha de prevenção para um trânsito seguro
O vereador Gustavo Pompeo (Avante) foi o entrevistado do Programa Primeiro Tempo, exibido pela TV Câmara Piracicaba antes da transmissão ao vivo da 54ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (29). O parlamentar comentou sobre os temas que são focos principais do mandato: saúde mental e trânsito.
Ele falou das atividades que envolveram a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. “A impressão que nós temos é que, depois dos anos de pandemia, a saúde mental fica em segundo plano de novo”, avaliou. “A saúde mental é tão importante quanto a saúde física e muitas vezes é negligenciada e as pessoas não sabem onde buscar ajuda”.
Gustavo Pompeo lembrou que o Brasil é o oitavo país do mundo no ranking de suicídios, com registro médio de 32 casos por dia. “É triste essa colocação e o quanto isso faz com que pessoas sofram”, lamentou. Por isso, ele destacou as ações que são realizadas o ano todo, especialmente pelo Fórum de Saúde Integral da Câmara, o qual coordena, e que são intensificadas durante o mês de setembro.
Foram realizadas ações de conscientização nas empresas, escolas, no trânsito e na comunidade em geral. “Prevenir, acolher e falar sobre o tema pode salvar vidas. A saúde mental não pode mais ser um tabu. Precisamos trazer um olhar diferente e entender que o cuidado com a saúde mental precisa ser agregado no lar, nas famílias, nas empresas”, colocou, ao lembrar que a saúde mental, atualmente, está entre os maiores fatores de afastamento dos trabalhadores nas empresas.
O vereador também introduziu o tema na Câmara, ao fomentar a participação de parceiros no espaço da Tribuna Popular, durante as reuniões ordinárias, ao longo do mês de setembro. Foram abordados temas como o uso de álcool e drogas, compulsão, vícios, tratamentos e também a divulgação do trabalho do CVV (Centro de Valorização da Vida).
O parlamentar ainda explicou o objetivo do projeto de lei nº 302/2025, que institui o Programa Municipal de Promoção da Saúde Mental no Ambiente Escolar da Rede Pública de Ensino de Piracicaba. “Com a mudança de geração, a escola precisa se adaptar, aprender a entender o ambiente onde a criança está inserida”, afirmou. “Por isso a intenção é instituir um programa para que todas as escolas tenham as ações voltadas para a saúde mental como rotina, como o cuidado dos profissionais para observar comportamentos das crianças. Que seja algo contínuo, inserido na rotina escolar para que essas crianças entendam no desenvolvimento delas o que é o cuidado com a saúde mental”.
Na área do trânsito, pelo Fórum de Educação para o Trânsito, o vereador também tem desenvolvido uma campanha sobre a imprudência. “É muito triste ver uma família dissolvida por causa de um óbito no trânsito”, disse. Ele destacou que, ao contrário da visão geral, o maior número de óbitos não ocorre entre os motoboys, mas entre pessoas no percurso para o trabalho. “Por isso desenvolvemos ações nos pólos industriais e empresas”, explicou. “Visamos à conscientização, à prevenção, à informação para tentar reduzir a frequência desses acidentes”.
Gustavo Pompeo disse que tem acompanhado de perto também as obras da SP-304, através de articulações junto à concessionária da rodovia, ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e à Secretaria Municipal de Trânsito. “O trânsito tem suas particularidades e tentamos mapear essas situações e cobrar o acompanhamento das obras”, salientou. “Que não se pensem só nas obras, mas também na segurança”.
Confira, no vídeo, a entrevista do vereador, na íntegra.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara
NOTÍCIAS RELACIONADAS
30 de setembro de 2025
30 de setembro de 2025
26 de setembro de 2025
25 de setembro de 2025