22 de agosto de 2025
Na tribuna, vereadora destaca ações do mandato
Sílvia Morales, do mandato coletivo A Cidade é Sua, relatou participação em eventos, criticou ausência do Executivo e questionou reajuste da tarifa de água
Na 43ª reunião ordinária da Câmara, realizada nesta quinta-feira (21), a vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, usou a tribuna para relatar atividades recentes do mandato, entre elas a participação em eventos, a discussão sobre o reajuste da tarifa de água em audiência pública e críticas à ausência do Executivo em iniciativas, principalmente as relacionadas ao meio ambiente.
Um dos eventos destacados por Sílvia Morales foi a inauguração do Recanto dos Pássaros, localizado na rua do Porto, com apresentação do projeto educativo Aves do Parque. "Sempre que eu vou caminhar, passo por lá, e agora pude estar presente nessa inauguração, domingo passado", disse. Ela acrescentou que a proposta estava no calendário da Prefeitura, mas ninguém do Executivo participou da inauguração.
Em seguida, Sílvia Morales falou sobre o Encontro Estadual do Partido Verde, realizado em Águas de São Pedro. "Foi um encontro produtivo, com ampla participação e temas relevantes", disse. Eduardo Jorge, ex-deputado e ex-candidato a vice-presidente ao lado de Marina Silva, ministrou uma palestra sobre democracia. "Também debatemos juventude, clima, gênero e agroecologia, reunindo representantes de cerca de 22 municípios da região", afirmou.
Para ela, "estar junto nessa luta pelo meio ambiente e pela natureza foi muito significativo, especialmente neste momento de crise climática, em que é essencial refletir sobre a questão ambiental". Ela acrescentou que o Partido Verde tem promovido diversos encontros pelo Estado, conduzidos pela vice-presidente estadual e ex-vereadora de Piracicaba, Nancy Thame.
Sílvia Morales ainda destacou a realização do seminário Planeja Pira, organizado por um grupo de cerca de 50 arquitetos e urbanistas. O evento contou com palestras e debates ao longo de todo o dia, com a participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), além das secretárias municipais Clarissa Quiararia, do Turismo, e Thais Fornícola Neves, de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. Os palestrantes abordaram temas ligados ao turismo e ao desenvolvimento econômico, ao lado de representantes do Sebrae e de outros profissionais.
Segundo a parlamentar, o encontro foi produtivo e apresentou experiências importantes, como o programa de infraestrutura verde desenvolvido em Campinas. No entanto, ela criticou a ausência de representantes da Secretaria de Meio Ambiente. “É um descaso, porque trouxemos o Ministério do Meio Ambiente e especialistas para debater projetos e financiamentos, mas ninguém da Prefeitura esteve presente para acompanhar”, afirmou.
Em seguida, a vereadora comentou a audiência pública realizada na Câmara para discutir o reajuste da tarifa de água, proposta pelo vereador Renan Paes (PL). Segundo ela, o Semae apresentou os investimentos previstos, "porém, ainda fica uma indagação: será que o povo é quem tem que pagar essa conta pela falta de investimentos? Isso é muito ruim, principalmente porque já houve recursos aprovados nesta Casa para o Semae”, afirmou. Ela lembrou que votou contra a aprovação desses recursos. A parlamentar também citou que, em outras cidades da região, os reajustes aplicados não chegam a 5%, enquanto em Piracicaba o percentual foi maior. “É preciso acompanhar de perto esses aumentos”, concluiu.
A apresentação do PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), na Coplacana, também foi um dos assuntos abordados por Sílvia Morales. "É um programa bem importante, que traz pagamento por serviços ambientais para os agricultores, para que possam fazer seus reflorestamentos, seu tratamento por fossas, suas curvas de nível e outras atividades", disse.
Por fim, a vereadora lamentou a suspensão do projeto de implantação de um parque linear no bairro Piracicamirim. “É mais um absurdo com o meio ambiente desta cidade. A proposta, inclusive, havia sido apresentada no orçamento participativo. Trata-se de uma área sujeita a alagamentos e que necessita de um parque linear”, afirmou.
Ela explicou que o projeto havia sido firmado ainda na gestão anterior do Executivo e que a empresa responsável já estava elaborando o diagnóstico. “Infelizmente, é mais um projeto verde que deixa de ser executado. Vamos continuar cobrando e fiscalizando para que iniciativas como essa não sejam abandonadas”, concluiu.
Confira a fala completa no vídeo anexo.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
20 de agosto de 2025
19 de agosto de 2025
19 de agosto de 2025
19 de agosto de 2025