19 de maio de 2026

Na Tribuna, vereador destaca luta antimanicomial

Vereador Gustavo Pompeo defendeu a implantação de um CAPS III no município e o fornecimento de uma estrutura adequada no atendimento a pessoas em crise psiquiátrica

Nesta segunda-feira (18), durante a 27° Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, o vereador Gustavo Pompeo (Avante) utilizou a Tribuna para abordar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, e reforçou a importância de políticas voltadas a saúde mental.

Durante o pronunciamento, o parlamentar relembrou o histórico dos manicômios no Brasil e classificou o período como um dos episódios mais trágicos da história do país no tratamento de pessoas com transtornos mentais. Segundo ele, é necessário manter viva a memória sobre abusos e a desumanização ocorridos nos antigos hospitais psiquiátricos para evitar que situações semelhantes voltem a acontecer.

O vereador destacou que a luta antimanicomial não representa uma oposição às internações psiquiátricas, mas sim ao modelo desumano que marcou o passado brasileiro. O parlamentar ressaltou que a legislação atual prevê internações voluntárias, médicas e judiciais, tendo como principal objetivo garantir um atendimento adequado e humanizado aos pacientes.

O parlamentar também chamou a atenção para a deficiência da estrutura de saúde mental em Piracicaba, especialmente pela ausência de leitos específicos para pessoas em crise psiquiátrica. Segundo ele, atualmente pacientes em surtos ou em tentativas de suicidio acabam sendo atendidos nos mesmos espaços destinados a outros casos clínicos nas unidades de pronto socorro.

O vereador voltou a defender a implantação de um Caps III (Centro de Atenção Psicossocial) no município, ao afirmar que é fundamental para garantir acolhimento, especialização e segurança tanto aos pacientes quanto aos profissionais de saúde e demais usuários do sistema. Durante a fala, o vereador alertou para o crescimento de casos de depressão, ansiedade e tentativas de suicídios, além de destacar que o preconceito relacionado ao tratamento psicológico e psiquiátrico ainda impede muitas pessoas de procurarem ajuda.

Gustavo Pompeo também relembrou avanços conquistados nos últimos anos na cidade, como a regularização dos Caps e a atuação de médicos especializados no atendimento a pessoas em surtos por meio do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Apesar disso, afirmou que o município ainda está distante do cenário ideal no atendimento à saúde mental. Ao encerrar, o vereador reforçou que a saúde mental deve receber a mesma atenção dada à saúde física e defendeu que o tema seja tratado como prioridade nas políticas públicas.

Confira, no vídeo, o discurso completo do vereador.

Texto: Andressa Braz
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara
Edição de TV: TV Câmara
Revisão: Aline Macário - MTB - 39.904