15 de agosto de 2025
Na tribuna, orador pede construção do Memorial das Vítimas do Comurba
Cláudio José de Oliveira Campos solicitou também a aprovação da Semana em Memória das Vítimas do Comurba
Logo no início da 41ª reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (14), ao fazer uso da tribuna popular, o orador Cláudio José de Oliveira Campos falou sobre a necessidade de construção do Memorial às vítimas do Ed. Luiz de Queiroz, mais conhecido como Comurba, e a instituição da “Semana em Memória das Vítimas”.
O edifício Comurba, de 14 andares, desabou em 1964, provocando a morte de cerca de 50 pessoas. Na tribuna popular, Cláudio, filho de uma das vítimas, elogiou a aprovação da lei que cria o Memorial em homenagem aos mortos na tragédia. “Já se passaram 15 legislaturas desde o desastre para que se propusesse uma digna homenagem aos falecidos”, afirmou.
Ele destacou que o próximo passo é viabilizar a construção. Durante sua fala, apresentou slides do projeto, elaborado por voluntários, que prevê a instalação do memorial em um canteiro na esquina das ruas Prudente de Moraes e Boa Morte. “O projeto está pronto. Solicitamos apoio para sensibilizar o prefeito Helinho Zanata (PSD) a realizar a obra com urgência”, disse.
Cláudio argumentou que o memorial "não servirá somente para sublimar a dor presente nos corações de familiares, mas também de todos os piracicabanos que vivenciaram a tragédia, bem como para as futuras gerações compreenderem o impacto do ocorrido e se comprometerem com uma cidade mais justa e humana".
Em seguida, Cláudio solicitou a aprovação projeto de decreto legislativo 63/25, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, para a instituição da Semana em Memória das Vítimas do Comurba, "para promover e preservar a memória das vítimas do desastre", a ser realizada anualmente com data prioritária no dia 6 de novembro.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
08 de agosto de 2025
08 de agosto de 2025
05 de agosto de 2025
01 de julho de 2025