01 de julho de 2025

Arquiteta alerta na Tribuna Popular sobre alta mortalidade no trânsito

Oradora Fátima Cristina Scarpari aponta Piracicaba como segunda cidade com mais óbitos no trânsito e defende melhorias no transporte público e fiscalização

Texto: Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

A arquiteta Fátima Cristina Scarpari ocupou a Tribuna Popular, na reunião ordinária desta segunda-feira (30) para falar sobre os problemas de mobilidade em Piracicaba, em especial ao grande número de acidentes e mortes no trânsito.

A oradora informou que Piracicaba é a segunda cidade do Brasil com maior número de mortes no trânsito e as principais vítimas são pedestres, ciclistas e motociclistas. Com esses dados, ela alertou para a necessidade de um planejamento de mobilidade urbana para que esse índice diminua. Ela relata que em 2024 foram inúmeros mortos, 65 mortes e taxa de 15,22% e até o momento os dados de 2025 já superaram os do ano passado.

"Será que a Semuttran está se atentando que tem que ter uma política adequada para educar essas pessoas ou vamos ser a cidade que mais mata no trânsito no Brasil? ”, questionou.

A oradora ainda destacou a importância do transporte público para mobilidade urbana. Para ela, quanto maior a tarifa de ônibus, mais a população vai optar para outros meios de transporte, como, por exemplo, o uso de mototaxi o que significa um aumento maior de motocicletas nas ruas.

“O ideal é que o transporte público seja mais usado e não existe esse incentivo, criticou”. A oradora finalizou a fala destacando que a necessidade de pensar no trânsito é uma questão política para educação no trânsito, fiscalização e diminuição de acidentes.

 

Filmagem: TV Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS