08 de agosto de 2025
Advogado homenageia Piracicaba e professor Guilherme Vitti na Câmara
Walter Jorge Geraldi ocupou a tribuna popular durante a reunião ordinária, na noite desta quinta-feira (7)
O advogado Walter Jorge Geraldi ocupou a Tribuna Popular, durante a 40ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, na noite desta quinta-feira (7), para falar sobre a história da cidade sob a ótica do professor e historiador Guilherme Vitti, em um discurso que mesclou memórias afetivas, dados históricos e reflexões sobre a identidade piracicabana. A data também marcou a proximidade do Dia do Advogado, celebrado em 11 de agosto.
Nascido na Rua Tiradentes, próximo à Catedral de Santo Antônio, Geraldi iniciou sua fala com versos do Hino de Piracicaba, de Newton de Mello, destacando a conexão emocional com a cidade: "Piracicaba, numa saudade que punge e mata... prefiro a morte longe de ti". O advogado, que se recupera de uma laringite e brincou sobre estar "proibido de cantar", ressaltou o caráter acolhedor do município: "Lugar onde as pessoas de fora vêm e param também. Ficam aqui, constituem família, porque Piracicaba é acolhedora".
O foco da exposição foi o legado do professor Guilherme Vitti (1915-2015), vereador entre 1948 e 1951, arquivista da Casa, cofundador do Instituto Histórico e Geográfico e professor de latim e português. Geraldi citou um livreto escrito por Vitti em 1966 – um ano antes do bicentenário da cidade – que aborda as origens do nome Piracicaba, tema que ainda gera debates. "Alguns dizem 'lugar onde o peixe para', outros têm interpretações diferentes", comentou, defendendo a reedição da obra: "Piracicaba merece guardar sua história".
Aproveitando a proximidade das datas comemorativas, mencionou o Dia dos Pais e o Dia do Advogado, entregando à mesa um artigo de sua autoria para distribuição aos gabinetes. Em um momento descontraído, o advogado lembrou de uma previsão feita ao vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) antes de sua eleição: "Lembro quando nos encontramos perto do São Dimas e eu disse que você seria vereador".
Geraldi encerrou com uma reflexão sobre a humildade de Vitti, citando uma curiosidade histórica pesquisada por ele: "Os sumérios já falavam sobre o Rio Piracicaba, o rio trabalhado pelos ilustres cantores do tempo". O advogado emocionou-se ao evocar a saudade do professor e de seu irmão, Lino Vitti, e finalizou com um desejo: "Que logo tenhamos cinco ou seis vereadoras junto com os homens nesta Casa".
NOTÍCIAS RELACIONADAS
08 de agosto de 2025
05 de agosto de 2025
01 de julho de 2025
27 de junho de 2025