08 de agosto de 2025

Advogado homenageia Piracicaba e professor Guilherme Vitti na Câmara

Walter Jorge Geraldi ocupou a tribuna popular durante a reunião ordinária, na noite desta quinta-feira (7)

Texto: Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

O advogado Walter Jorge Geraldi ocupou a Tribuna Popular, durante a 40ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, na noite desta quinta-feira (7), para falar sobre a história da cidade sob a ótica do professor e historiador Guilherme Vitti, em um discurso que mesclou memórias afetivas, dados históricos e reflexões sobre a identidade piracicabana. A data também marcou a proximidade do Dia do Advogado, celebrado em 11 de agosto.  

Nascido na Rua Tiradentes, próximo à Catedral de Santo Antônio, Geraldi iniciou sua fala com versos do Hino de Piracicaba, de Newton de Mello, destacando a conexão emocional com a cidade: "Piracicaba, numa saudade que punge e mata... prefiro a morte longe de ti". O advogado, que se recupera de uma laringite e brincou sobre estar "proibido de cantar", ressaltou o caráter acolhedor do município: "Lugar onde as pessoas de fora vêm e param também. Ficam aqui, constituem família, porque Piracicaba é acolhedora".  

O foco da exposição foi o legado do professor Guilherme Vitti (1915-2015), vereador entre 1948 e 1951, arquivista da Casa, cofundador do Instituto Histórico e Geográfico e professor de latim e português. Geraldi citou um livreto escrito por Vitti em 1966 – um ano antes do bicentenário da cidade – que aborda as origens do nome Piracicaba, tema que ainda gera debates. "Alguns dizem 'lugar onde o peixe para', outros têm interpretações diferentes", comentou, defendendo a reedição da obra: "Piracicaba merece guardar sua história".  

Aproveitando a proximidade das datas comemorativas, mencionou o Dia dos Pais e o Dia do Advogado, entregando à mesa um artigo de sua autoria para distribuição aos gabinetes.  Em um momento descontraído, o advogado lembrou de uma previsão feita ao vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) antes de sua eleição: "Lembro quando nos encontramos perto do São Dimas e eu disse que você seria vereador". 

Geraldi encerrou com uma reflexão sobre a humildade de Vitti, citando uma curiosidade histórica pesquisada por ele: "Os sumérios já falavam sobre o Rio Piracicaba, o rio trabalhado pelos ilustres cantores do tempo". O advogado emocionou-se ao evocar a saudade do professor e de seu irmão, Lino Vitti, e finalizou com um desejo: "Que logo tenhamos cinco ou seis vereadoras junto com os homens nesta Casa".

NOTÍCIAS RELACIONADAS