
14 DE DEZEMBRO DE 2021
Amanda de Morais Nascimento, estudante de história, usou a tribuna popular da Câmara
Tribuna popular
A estudante de história Amanda de Morais Nascimento utilizou a tribuna popular da Câmara Municipal para falar sobre educação com mais cultura voltada à origem de Piracicaba, visando cursos extras na rede de ensino público. A fala aconteceu na 52ª reunião ordinária, realizada nesta segunda-feira (13).
Ela disse que utilizou o espaço para falar em nome dos seus futuros alunos. "Hoje, o aluno é protagonista na educação. A escola tem que ser a segunda casa dos alunos. A intenção da educação hoje é formar novos pensadores, pessoas com o pensamento crítico. Temos que analisar a cultura, a família daquele estudante que vem até nós", afirmou.
Amanda questionou ainda "como ter pessoas críticas se a sociedade abomina o trabalho da Câmara e rotula os políticos". "Como vão ter um pensamento crítico se antes não é formada uma base para esse pensamento crítico? Em outros municípios, em Holambra, por exemplo, alunos têm trabalhos com guias de turismo, não só para conhecer aqueles pontos, mas para carregar a história, para Holambra continuar abrindo portas para o turismo", afirmou.
A estudante finalizou dizendo que é possível na escola valorizarmos mais a história e os pontos turísticos de Piracicaba. "Muitas vezes as crianças não têm acesso a esses locais. Isso é função da escola. Quais serão as bases para o futuro cidadão piracicabano ser crítico? Às vezes a criança sai do ensino médio sem saber o trabalho desta Casa", afirmou.
Confira a fala completa no vídeo anexo.