12 de dezembro de 2025
"Rota da Cana": oradores defendem projeto que tramita na Alesp
Deputada estadual Professora Bebel (PT) e Antônio Martinho Marchiori, diretor de escola em Iracemápolis, divulgaram e defenderam a aprovação do projeto de lei 1106/2025
A Tribuna Popular da Câmara Municipal de Piracicaba recebeu na noite desta quinta-feira (11) a deputada estadual Professora Bebel (PT) e Antônio Martinho Marchiori, diretor da Escola Estadual “Cesarino Borba”, da cidade de Iracemápolis, que divulgaram e defenderam a aprovação do projeto de lei 1106/2025, em tramitação na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), o qual busca instituir a “Rota da Cana”.
A proposta, assinada pela deputada Bebel e pelo deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT), tem o objetivo de fomentar o turismo cultural, rural, gastronômico e histórico, a partir da valorização da cadeia produtiva da cana-de-açúcar e de seus derivados, como patrimônio econômico, social e cultural.
“A Rota da Cana é muito mais do que um percurso histórico ou cultural. Ela representa um verdadeiro elo entre o campo e a cidade, conectando a produção canavieira regional com o desenvolvimento econômico e social de Piracicaba e toda a região. Ao longo dessa rota, encontramos não apenas usinas e plantações, mas também festas tradicionais, escolas, centros culturais e iniciativas comunitárias que transformam a cana de açúcar em um símbolo de identidade e prosperidade”, disse Marchiori.
Ele lembrou que, desde 1974, a Escola Cesarino Borba realiza a Festa do Caldo de Cana, e destacou que estas e outras celebrações e eventos que valorizam a cultura regional podem ser abarcados na Rota: “Nós estamos falando não só de uma rota, nós estamos falando de história, nós estamos falando de cultura, nós estamos falando de pertencimento”.
A deputada Professora Bebel destacou que o projeto é composto por cinco eixos: turismo em áreas rurais; valorização gastronômica; fortalecimento econômico; educação ambiental e patrimonial; e divulgação histórica e cultural.
“É um projeto que tem como semente a Festa do Caldo da Cana. O ideal norteador é a educação e a cultura, a base para o desenvolvimento justo e sustentável, que traça o mapa, o território da rota. O projeto tem início em Iracemápolis, porque foi de lá que veio a semente, com municípios com tradição integrados, como Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste, Limeira, Cordeirópolis, Rio Claro, Santa Gertrudes e Araras. Por óbvio, toda a Região Metropolitana de Piracicaba também se inclui. A Rota é aberta, está dito aqui, para integração de outros municípios interessados, mediante a manifestação de interesse à Secretaria de Turismo”.
A parlamentar ainda acrescentou: “não é qualquer projeto. Ele é um projeto que vai, inclusive, na perspectiva da sustentabilidade ambiental, econômica e social. E caminha também na perspectiva de que cada vez mais nós possamos usar ou ter, claro, as riquezas que nós temos aqui”.
Os discursos completos dos oradores podem ser acompanhados no vídeo acima.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
NOTÍCIAS RELACIONADAS
12 de dezembro de 2025
12 de dezembro de 2025
05 de dezembro de 2025
05 de dezembro de 2025
