14 de outubro de 2025

Na Câmara, superintendente do Ipem-SP fala sobre modernização do instituto

Marcos Guerson também destacou a importância do apoio às empresas para garantir a qualidade e competitividade no mercado

O superintendente do Ipem – SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Júnior, ocupou a tribuna na reunião ordinária desta segunda-feira (13), durante a suspensão do expediente, para falar sobre a modernização do instituto.

Ele frisou que o Ipem é uma autarquia estadual que atua não só na meteorologia, mas também na questão da qualidade dentro do Estado de São Paulo. “A ideia é construir o Ipem do futuro, trazendo essa ideia das novas tecnologias, movimentos que estão acontecendo na sociedade e, principalmente, uma abordagem de maior apoio às empresas para cumprir as regras, os regulamentos em questão de qualidade, mas também para ser um diferencial competitivo para as empresas do nosso Estado e, particularmente, da região de Piracicaba”, destacou.

Marcos Guerson falou sobre da “missão árdua” que o Ipem possui e fez a analogia de “esvaziar um oceano com um baldinho”. Ele explicou que, devido à quantidade de regulamentações, existe um “mar de irregularidades” muito difícil de controlar com as estratégias atuais e que é necessário mudar a abordagem e não apenas focar em fiscalização. “Essa é a proposta do Ipem de chegar não só nas empresas, mas no mercado, nos consumidores para que a gente possa trabalhar a cultura para as ações de fiscalização sejam mais efetivas.”

O conceito de “Consumidor 4.0” foi abordado pelo orador. Ele explicou que, hoje, o consumidor entra na loja com muito mais informações do que no passado, através de smartphones e ferramentas como o Reclame Aqui, realizando pesquisas de preço e até recebendo recomendações de compra com inteligência artificial. “As empresas que não estiverem atentas a essa nova dinâmica, vão acabar perdendo muito espaço”, alertou.

O superintendente também deu destaque ao trabalho de educação nas empresas, já que muitas delas não cumprem determinadas normas por desconhecimento. Ele explicou como o Ipem trabalha com uma pirâmide de educação, começando pela base com guias de boas práticas, processos de certificação e transparência, para que, quando a fiscalização for realizada, as ações sejam mais focadas nas empresas que não responderam ao processo educacional.

Ao finalizar a fala, o orador lembrou que o Ipem tem uma regional em Piracicaba que está à disposição da sociedade piracicabana e da região para qualquer questão na qual o Ipem possa ajudar.

Texto: Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS