
28 DE MARÇO DE 2014
A homenagem é pelo projeto de lei que reduz a carga horária dos profissionais da enfermagem
Jornada de 30 horas é uma luta pela valorização e dignidade dos trabalhadores, diz vereador
De autoria do vereador Ronaldo Moschini (PPS), foi aprovada na reunião ordinária de quinta-feira (27) a moção de aplausos 61/2013 ao prefeito de Americana pela apresentação do projeto de lei que reduz a carga horária dos profissionais da enfermagem e ao Legislativo daquela cidade pela aprovação da propositura.
O projeto de lei 34/2014 reduz a carga horária de auxiliares de enfermagem, enfermeiros e atuantes na área de 40 para 30 horas e foi assinado no início de março pelo prefeito Diego De Nadai. Ele tramitou em regime de urgência na Câmara. A lei beneficiará 500 profissionais depois de sancionada.
Moschini cita três proposituras que passaram pela Câmara de Piracicaba relacionadas à diminuição de carga de trabalho na área de enfermagem. São elas: a moção de apelo 11/2013, de autoria do vereador Ary Pedroso Junior (PDT), endereçada ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves para que encaminhe em regime de urgência a votação do PL 2295/2000. A moção 67/2013, do presidente e vereador pela Câmara de Piracicaba, João Manoel dos Santos (PTB), endereçada ao prefeito Gabriel Ferrato (PSDB). E a moção 39/2009, de autoria de Ronaldo Moschini, apoiada no projeto de lei 2295/2000.
O parlamentar lembra que a OIT (Organização Internacional do Trabalho) e a ONU (Organização das Nações Unidas) recomendam a jornada de 30 horas como o ideal para os trabalhadores da área de saúde.
“A jornada de 30 horas é uma luta pela valorização e dignidade dos trabalhadores de enfermagem. É imprescindível melhorar as condições de trabalho e promover a qualidade de vida dos trabalhadores, pois 40 horas ocasiona um enorme desgaste”, justifica Moschini.
A homenagem será entregue ao prefeito Diego De Nadai, ao presidente da Câmara Paulo Sérgio Vieira Neves, e ao secretário de Saúde Fabrizio Bordon.