PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE MAIO DE 2021

Moções reforçam luta pela proibição de fogos de estampido em São Paulo


Proposituras da vereadora Alessandra Bellucci foram aprovadas na 13.ª reunião ordinária de ontem



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Moções reforçam luta pela proibição de fogos de estampido em São Paulo






A Câmara Municipal de Piracicaba, por intermédio da vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos), na noite de ontem (27), na 13.ª reunião ordinária assegurou em plenário virtual, a votação de duas moções, de apelo ao governador e de aplausos a dois deputados estaduais, na defesa da votação de projeto que garante a proibição de fogos de estampido em todo o estado de São Paulo.

Na moção de apelo 100/2021, a parlamentar pede ao governador do estado de São Paulo, João Dória Jr. (PSDB), sobre o projeto de lei que proíbe fogos de estampido no Estado de São Paulo, de autoria dos deputados estaduais Bruno Ganem (Podemos) e Maria Lúcia Amary (PSDB), que não seja vetado, mais sancionado o mais breve possível.

Já na moção de aplausos 101/2021, Alessandra Bellucci parabeniza estes deputados pela apresentação do projeto de lei, já aprovado pelos parlamentares da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

Na discussão englobada das moções, o vereador Fabrício Polezi (Patriota) externou sua posição contra as moções e, disse que não iria se furtar perante a defesa do ser humano. "São pais de famílias que serão frustrados perante a lei. Não acho justo produtores, trabalhadores e todos que cercam estes produtores perderem os seus empregos. São mais de dois mil anos de cultura, como nas festas de Natal, Ano Novo, do Divino e outras. Qual o próximo passo deste pessoal, será que vão proibir trovões e raios?", concluiu o parlamentar. 

A vereadora Rai de Almeida (PT) elogiou a vereadora Alessandra Bellucci pelas moções. "Soltar fogos é tradição que tem ocasionado muitos prejuízos não só para a natureza como aos animais. Passarinhos, idosos, crianças, deficientes com autismo e toda fauna silvestre estão afetados. O projeto aprovado é ganho para a sociedade. Não está se falando que não pode soltar fogos de artifícios. O projeto fala do barulho, que acarreta problemas. Fogos poderão serem produzidos desde que ornamentais, que tragam beleza e não barulho. Portanto, a moção é iniciativa das Câmaras comprometidas com a cultura de nosso país. É cultura desastrosa continuar com isso, com a sociedade e especialmente com animais, onde muitos fogem das casas e perambulam pelas ruas", disse.

Em aparte à fala de Rai, o vereador Paulo Camolesi (PDT) se reportou aos passarinhos, na visão de todos estarem alinhados e se assustando pelo barulho. "Questão de emprego é de inteligência, visto o tanto que importa. Há que se investir, dar oportunidades para quem quer trabalhar", disse.

A vereadora Alessandra Bellucci defendeu a elaboração das moções e, lembrou que já existe lei aprovada em Piracicaba desde o ano passado, pelo ex-vereador Marcos Abdala, do Republicanos, co-autoria de Trevisan Jr. (PL), onde apenas o decreto precisa ser melhor elaborado. "Queria convencer o Fabrício Polezi a votar. Podemos sim fazer festas maravilhosas, em respeito a todos", reiterou a parlamentar. 

O vereador Aldisa Vieira Marques, o Paraná (Cidadania), também fez comentários a respeito das moções, lembrando que várias cidades já contam com este procedimento, contra os fogos de artifícios com estampidos. 

O vereador Fabrício Polezi voltou a se manifestar sobre o tema, ao pedir Pela Ordem, com destaque em trechos do projeto, proibindo a comercialização de fogos. O parlamentar também solicitou uma Questão de Ordem, para justificativa de voto. "Infelizmente a lei vai abrir precedente para a clandestinidade, penalizando o trabalhador honesto", disse.

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Alessandra Bellucci

Notícias relacionadas