
29 DE ABRIL DE 2014
Homenageado por Paiva, Osmir ajudou a fundar o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba, do qual foi presidente e tesoureiro.
Moção de aplausos de Paiva foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira
Por iniciativa do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), a Câmara reconhecerá os anos de dedicação de José Osmir Bertazzoni ao funcionalismo público municipal e aos trabalhadores de todo o país. A moção de aplausos 85/2014 foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira (28).
Ao assinar sua aposentadoria, no último dia 15, Osmir declarou esperar que sua experiência "venha a servir aos mais jovens" e que sua luta "não termine nunca". Ele, que na juventude pertenceu ao MR8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro), iniciou sua trajetória na defesa dos trabalhadores ao fundar o Sindicato dos Gráficos de Piracicaba e Região.
Mais tarde, Osmir também foi um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba, que, alguns anos depois, estendeu sua base para Saltinho, São Pedro e Águas de São Pedro. Nele, esteve à frente de cinco movimentos grevistas na cidade, entre eles a histórica greve de 22 dias durante o governo Mendes Thame (PSDB). No sindicato, obteve a conquista de cesta básica de alimentos e a aprovação de leis que hoje protegem a categoria, como a data-base e a mesa de negociação permanente.
A luta de Osmir, no entanto, não se limitou a Piracicaba e região. Ele foi diretor jurídico da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, advogado da Executiva Nacional da Nova Central Sindical e consultor jurídico de várias outras entidades de âmbitos municipal e estadual.
Osmir é formado em Ciências Jurídicas pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e em Comunicação Social pela Universidad de los Trabajadores de América Latina. No Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba, foi presidente e tesoureiro.