07 de outubro de 2025
Moção de aplausos a professor destaca pesquisas sobre saúde do solo
Propositura da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”, foi aprovada nesta segunda-feira (6)
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 56ª Reunião Ordinária, realizada na noite desta segunda-feira (6), a moção de aplausos nº 267/2025, da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua. A homenagem reconhece o trabalho do professor Maurício Roberto Cherubin, docente da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), que se destaca nacional e internacionalmente como o pesquisador mais produtivo do Brasil na área de saúde do solo.
Durante a leitura da moção no plenário, Silvia Morales destacou o currículo do homenageado, ressaltando sua contribuição científica e acadêmica para o avanço do conhecimento sobre sustentabilidade agrícola e manejo do solo. Segundo o texto, Cherubin é autor do primeiro livro brasileiro de saúde do solo, do primeiro mapa de saúde do solo da América Latina e Caribe e do primeiro levantamento global sobre o tema, além de liderar pesquisas que tornaram Piracicaba referência nacional e internacional na área.
Atualmente professor associado II do Departamento de Ciência do Solo da Esalq/USP, Cherubin também atua como vice-coordenador e diretor de pesquisa do Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (CCARBON/USP). Ele é engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Agronomia (Agricultura e Ambiente) e doutor em Ciências (Solos e Nutrição de Plantas) pela própria Esalq/USP, onde também realizou seu pós-doutorado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP).
Cherubin criou e coordena o Grupo de Pesquisa em Gerenciamento e Saúde do Solo (SOHMA), o primeiro do tipo no Brasil, reunindo cerca de 40 estudantes e diversos projetos de grande porte. Também lidera a Parceria Brasileira para a Saúde do Solo (Brazilian Soil Health Partnership), que conecta pesquisadores de todas as regiões do país com o objetivo de promover práticas sustentáveis e políticas públicas voltadas à conservação do solo.
Com mais de 235 artigos científicos publicados, oito livros e 21 capítulos de livro, o pesquisador tem contribuído para ampliar o entendimento sobre a relação entre o uso da terra, a dinâmica do carbono e a resiliência climática. Seu trabalho foi reconhecido por diferentes instituições: ele foi agraciado com o Prêmio Fundação Bunge Juventude (2022) e o Prêmio Excelência para Novas Lideranças em Pesquisa da USP (2025), além de figurar desde 2021 entre os pesquisadores mais influentes do mundo, segundo a base de dados da Elsevier e da Universidade de Stanford.
Na justificativa da moção, Silvia Morales destacou que a homenagem “representa o reconhecimento de Piracicaba ao papel transformador da ciência e ao compromisso do professor Maurício Cherubin com a sustentabilidade, a conservação do solo e o futuro da agricultura brasileira”.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
NOTÍCIAS RELACIONADAS
07 de outubro de 2025
06 de outubro de 2025
03 de outubro de 2025
02 de outubro de 2025