06 de outubro de 2025
Dia da Agroecologia tem homenagens e palestra sobre a transição para o futuro
Dia Municipal da Agroecologia se insere nas atividades da Semana Agroecológica Piracicaba Orgânica
O Dia Municipal da Agroecologia foi celebrado, na Câmara Municipal de Piracicaba, com a reunião solene para entrega de homenagens a lideranças regionais e também com um momento de reflexão, através da palestra ministrada por Cláudia Vizzoni, com o tema “Transição para um Futuro Agroecológico”.
A solenidade foi presidida pela vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, autora do requerimento nº 709/2025, que tem fundamento no Decreto Legislativo nº 23/2019, que instituiu a data no calendário oficial da Câmara. Ela lembrou que o Dia Municipal da Agroecologia se insere nas atividades da Sapo (Semana Agroecológica Piracicaba Orgânica), que contou com ações como o plantio de 30 árvores no Jardim Oriente.
“Ás vezes vem um desânimo porque estamos num momento bem difícil, é PL da devastação, é destruição do Comdema em nível municipal”, lembrou a vereadora. “Mas passa tudo isso quando a gente vê casa cheia, pessoas com bastante vontade, nos empodera e dá vontade de continuar, não desanimar. A gente precisa ter mesmo essa rede e combater porque senão vai virar tudo concreto”.
A parlamentar ainda salientou o legado que tem sido deixado pelos homenageados nessa área. “Vocês estão colaborando com a segurança alimentar e nutricional, com a preservação ambiental, com a convivência em comunidade, em rede. A gente precisa de mais água, precisa de agricultura limpa, de agricultura aliada à floresta, de alimentos saudáveis, de sombra, de acolhimento. E vocês constroem muito bem essa rede”, afirmou. “E vocês colaboram na construção de projetos que estão se transformando em políticas públicas”.
A mesa de honra da solenidade também foi composta pelo presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Ademir de Lucas. “Que a agroecologia não precise ter dia e que ela seja uma vivência do dia a dia de cada um. Porque a agroecologia não é um sistema de produção. A agroecologia não é tirar o veneno da produção. A agroecologia é um sistema de vida, é um resgate da produção de alimentos sadios e distribuídos e que todos possam ter acesso a esse alimento”, colocou.
A vereadora Rai de Almeida (PT), também presente na solenidade, fez uma ligação entre a agroecologia e a questão social. “Todos nós estamos aqui nesta luta para que nós possamos mudar este mundo que nós vivemos, que nós tenhamos não só justiça social, mas também um alimento saudável e com qualidade que todos nós necessitamos”, avaliou.
Para a ex-vereadora Nancy Thame, coautora do decreto legislativo que originou a comemoração, a agroecologia une o moderno e o respeito à ancestralidade. “Ser moderno é respeitar a história, é respeitar o saber, é respeitar o saber da ciência, da tradição e também dos nossos antepassados”, salientou. O secretário do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Piracicaba, Ivo Racca, destacou o trabalho desenvolvido pelos homenageados. “São pessoas vibrantes, pessoas que trabalham com a terra, pessoas que protegem a terra”, lembrou.
Como representante dos agricultores, Júlio Gonzales, falou sobre a importância de a agroecologia ser conhecida. “A agroecologia é o que produz alimento saudável. Nós precisamos de 90 nutrientes diariamente. E somente uma agricultura convencional não dá nem uma terceira parte disso. Através da produção agroecológica sustentável e orgânica, isso é possível, utilizando insumos que realmente dão essa possibilidade”, explicou.
Palestra – Na palestra sobre “Transição para um Futuro Agroecológico”, a jornalista, ambientalista e agricultora urbana Cláudia Vizzoni falou sobre sua experiência pessoal com a agroecologia e também sobre os projetos Horta das Corujas, Frente Alimentar, ONG Pequenos Paraísos e outras iniciativas que coordena, todas relacionadas ao meio ambiente, segurança alimentar e hídrica. “A agroecologia é fundamental para a mitigação, adaptação à mudança climática, para diminuir a poluição e para proteger a biodiversidade”, ponderou.
No eixo da agroecologia, foram homenageados João Marcelo Elias, Josélia Emídio da Silva, Luana Henrique Nunes e Naomi Ishii Torigoi. Também receberam destaque os integrantes da Farmácia Viva da Comunidade Vila África e os colaboradores da Horta Comunitária Santa Fé. Em nome dos homenageados, Josélia Emílio da Silva, comentou sobre a conexão de pessoas e projetos na área da agroecologia. “A agroecologia já estava na minha vida. Ao cuidar da terra, do meio ambiente, do espaço que habitamos, plantar e colher alimentos saudáveis e sem veneno, troca de saberes e culturas alimentares”, pontuou.
Durante a solenidade, foi entregue também a moção de aplausos n° 232/2025 ao jornalista e escritor Rafael Bitencourt, pelo lançamento do livro “Paulo Kageyama, Cientista do Povo e da Floresta”. “Falar de agroecologia é falar de respeito à terra, é falar de respeito à ciência, é falar de respeito às pessoas, é falar de luta. E todas essas características a gente pode usar para definir o professor Paulo Kageyama”, definiu.
Já a líder comunitária Simone Rodrigues Dias recebeu o Título de Cidadã Piracicabana, concedido pelo Decreto Legislativo n° 57/2025, em reconhecimento à sua trajetória no Distrito de Tupi. “Tem onde a gente nasceu, que são dois amores diferentes. Sou paulistana, que é onde eu nasci, e tem o amor por onde eu evoluí, que eu ganhei, que é da cidade que me acolheu, onde eu escolhi morar, onde eu criei meu filho, onde eu desejei e, até hoje, eu desejo estar retribuindo e contribuindo, porque é onde eu vejo que precisa ter luta e é onde eu tenho satisfação. E, se depender de mim agora, eu vou ser uma boa filha”, finalizou.
A celebração foi concluída com a apresentação musical protagonizada pelo artista Cádson Maxwell, com a música “Sapo na Rede”, tema da Sapo 2025. Confira, no vídeo, a íntegra da reunião solene.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara
NOTÍCIAS RELACIONADAS
03 de outubro de 2025
02 de outubro de 2025
30 de setembro de 2025
30 de setembro de 2025