PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

30 DE AGOSTO DE 2019

Moção apela por não instalação de praça de pedágio no município


Propositura é de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Moção foi aprovada na noite desta quinta-feira (29), na 46ª reunião ordinária



Aprovada com urgência durante a 46ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (29), a moção de apelo 155/2019 solicita ao governador do Estado de São Paulo, João Dória (PSDB), para que não instale a praça de pedágio da rodovia Hermínio Petrin (SP-308), antes da rotatória de acesso as comunidades tirolesas Santana e Santa Olímpia, em Piracicaba. O apelo vem do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL).

No texto da moção, o parlamentar menciona que a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) anunciou recentemente a implantação de uma praça de pedágio na rodovia Hermínio Petrin (SP-308), precisamente no quilômetro 180 + 400 metros, antes da rotatória de acesso aos bairros de Santana e Santa Olímpia.

Trevisan reforça que cerca de 3.000 moradores residem nas centenárias comunidades de Santana e Santa Olímpia, localizadas em zona urbana, principalmente pelo número de estabelecimentos empresariais instalados próximos às comunidades.

“Deve-se considerar que grande parte da população das comunidades tirolesas de Santana e Santa Olímpia trabalha e estuda na área central de Piracicaba, que se desloca diariamente e utiliza a rotatória de acesso às comunidades, além de participar ativamente no cultivo de uva, cana-de-açúcar e na produção de sucos e vinhos, os quais contribuem de maneira significativa com o município e com o estado de São Paulo”, disse.

O parlamentar destaca que o acesso atualmente utilizado pelos moradores desses bairros é pavimentado e iluminado, o que proporciona maior segurança aos motoristas e moradores que diariamente transitam pelo local.

Em entrevista recentemente veiculada na imprensa local, Trevisan reforçou que o diretor geral da Artesp, Giovanni Pengue Filho, anunciou que inicialmente a praça de pedágio da SP-308 seria instalada depois da rotatória de acesso aos bairros Santana e Santa Olímpia, no entanto, no último dia 22, informou que a praça de pedágio será instalada 1,6 km antes do local, exatamente no quilômetro 180 + 400 metros.

“Giovanni ainda informou que os moradores de Santana e Santa Olímpia poderão acessar os bairros pela rua Santo Otávio, no entanto, esta rua é pavimentada somente no interior da comunidade de Santana, sendo que os demais seis quilômetros de estrada não são pavimentados (de terra), o que ocasionará inúmeros transtornos aos moradores e motoristas, assim como a insegurança aos motoristas que necessitarão trafegar por uma estrada não pavimentada, sem iluminação e totalmente insegura”, advertiu Trevisan.



Texto:  Ana Caroline Lopes
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas